Tag Archives: Notícias – OHSAS

  • 0
Imagem OHSAS 18001

Norma de segurança ocupacional dá um passo em frente

Tags : 

Uma nova norma internacional sobre saúde e segurança ocupacional conseguiu um grande voto de confiança esta semana, dando um novo passo em frente na sua publicação.

Acidentes e doenças laborais são um enorme peso para organizações e a sociedade no geral, custando mais de 2.3 milhões de vidas por ano, para não mencionar os mais de 3000 milhões de acidentes não-fatais*.
Contudo, com processos robustos e eficazes implementados, muitos incidentes podem ser prevenidos. A ISO 45001, Segurança e Saúde ocupacional, irá ajudar organizações de todas as dimensões e indústrias a melhorar a segurança e saúde dos seus colaboradores, através da redução de riscos e da criação de melhores condições de trabalho.

A norma providencia os requisitos e orientação para implementar um sistema e estrutura para proteger os seus colaboradores e reduzir riscos. É desenhada para integrar sistemas de gestão existentes e irá complementar os programas relacionados, como aqueles para a saúde e bem-estar.

A norma está a ser desenvolvida pelo ISO/PC 283, gerido pelo membro ISO BSI e com o contributo de especialistas de mais de 70 países. O último rascunho deu um passo em frente esta semana, angariando mais de 75% de aprovação dos membros envolvidos no seu desenvolvimento. O próximo passo é rever os comentários e preparar o rascunho para votação pública mais tarde este ano.

Saiba mais sobre a ISO 45001
*Fonte: International Labour Organisation

23.06.2015
Fonte: iso.org


  • 0
Trabalhar em Segurança

Trabalhar em Segurança

Tags : 

Organizado pela Organização Internacional do Trabalho (ILO), o Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho tem como objetivo chamar a atenção para a importância da saúde e segurança ocupacional e criar uma cultura de prevenção no trabalho.

Mais de 2.3 milhões de pessoas morrem todos os anos como resultado de acidentes de trabalho, aumentando os números de mais de 300 milhões de pessoas que sofrem acidentes não fatais*. O custo para os empregados e empregadores é imenso. Contudo, muitos acidentes podem ser prevenidos, com a implementação de sistemas e processos corretos.

A ISO reuniu uma equipa de especialistas de saúde e segurança no trabalho (SST), para desenvolverem uma nova norma, ISO 45001, que irá ajudar as organizações a melhorar o desempenho da sua SST e, em última instância, salvar vidas.
A ISO 45001, Occupational health and safety, providencia os requisitos para implementar um sistema de gestão e uma estrutura que visa reduzir os riscos para a saúde do trabalho. Conheça a página de revisão da ISO 45001, e veja em que estágio do seu desenvolvimento está.
Para descobrir mais, ou envolver-se, contacto o seu membro ISO nacional.

30.04.2015
Fonte: iso.org


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?