Tag Archives: Notícias – Turismo

  • 0
ISO 13009:2015

Sol, praia e normas: Uma nova norma internacional para praias

Tags : 

Quer se trate da areia branca e fina ou do mar, as praias têm uma incrível capacidade de atrair pessoas de qualquer parte. Agora, a publicação do primeiro padrão internacional para as praias, estas são ainda mais fáceis de manter bonitas.

Não servem só para trazer turistas, as praias são também uma parte importante da nossa ecologia, e mantê-las limpas, seguras e sustentáveis é tão essencial para as pessoas como é para o nosso planeta. A nova norma ISO para praias, ISO 13009 Praias. ISO 13009 Beaches. Tourism and related services – Requirements and recommendations for beach operation, fornece linhas de orientação robustas para os operadores tomarem melhores decisões relativamente à gestão das suas praias.

Adicionalmente à gestão geral das praias, a ISO 13009:2015 inclui temas que vão desde a praia à segurança da água, limpeza, infraestruturas, dispositivos para o lixo, planeamento e promoção da praia.

Esta norma é uma ferramenta útil para apoiar agentes de turismos, hotéis, promotores imobiliários e governos locais, a gerirem melhor as suas praias. Adicionalmente, o cumprimento com a norma ISO 13009:2015 é uma valiosa ferramenta de marketing para atrair financiamentos públicos para apoiar melhorias assim como investidores e visitantes que podem investir em serviços e estabelecimentos comerciais na área.

A norma também ajuda a garantir que as atividades de entretenimento na área são realizadas dentro de uma estrutura socialmente responsável, e fornece orientações para os visitantes sobre segurança e higiene.
Contacte-nos e comece já a implementação desta norma.

30.01.2015
Fonte: iso.org


  • 0
Congresso

Vexillum participou no X Congresso Nacional ADHP

Tags : 

No passado dia 15 e 16 de maio, decorreu no INP – Ameixoeira, o X Congresso Nacional da ADHP (Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal), com o tema “Os Desafios do Diretor Hoteleiro do Séc. XXI”.

A Vexillum teve o prazer de ser um dos patrocinadores e através de um expositor apresentou os seus serviços de consultoria, formação e cliente mistério.

Fomos também um dos participantes do 6º painel do evento dedicado à “Certificação de Sistemas de Informação”. A apresentação focou a importância da segurança da informação, numa economia dependente das tecnologias da informação, tendo-se tornado, a segurança, um fator para o desenvolvimento das organizações e para o progresso económico-social. A segurança da informação envolve todos os participantes da sociedade e visa garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação. Se a informação não está segura, o futuro está em risco.

O evento foi encerrado pelo Secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes.

Congresso


  • 0
7_03

Em 2014 prevê-se um novo aumento do Turismo na União Europeia

Tags : 

7_037_037_03De acordo com um novo inquérito “Eurobarómetro” o turismo cresceu em 2013 devido à procura interna do mercado europeu face a 2012. No ano passado, os europeus passaram as férias principais fora do seu país, mas no território da união europeia, correspondendo a uma percentagem de 38%, verificando-se um aumento de 5% em relação a 2012.

Segundo este relatório houve uma redução de 5% de pessoas que passaram as férias principais no seu próprio país com uma percentagem de 42% no ano de 2013.

Comparativamente a 2012, apenas 19% das pessoas passaram as férias principais fora dos 28 países da UE, sofrendo uma redução de 2%.

As respostas obtidas em relação às preferências dos inquiridos e às previsões em matéria de organização de férias foram comentadas pelo Vice- Presidente da Comissão Europeia António Tajane, Comissário responsável pela indústria e pelo empreendedorismo, o qual referiu que: “Enquanto Comissário Europeu responsável pelo turismo, não posso esconder o meu entusiasmo. As atitudes dos europeus em relação às viagens, hoje publicadas, constituem um sinal da fiabilidade e do elevado desempenho do setor do turismo, que continua a ser o forte motor económico para a recuperação da UE. Os números falam por si, enquanto as preferências e as opiniões expressas no inquérito demonstram o modo como o desempenho robusto e resiliente do setor deverá prosseguir em 2014.”

Com os resultados deste inquérito foi ainda possível apurar que apenas 11% dos inquiridos pensam não ir para fora em 2014 por questões económicas. De salientar ainda que mais de quatro em cada dez pessoas não pensam alterar os seus planos de férias para 2014.

Fonte: europa.eu


  • 0
26_02

Portugal aumentou o número de dormidas em 2013

Tags : 

26_02_3O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou esta quinta-feira que, comparativamente ao ano de 2012, Portugal aumentou no ano passado o número de hóspedes, dormidas e proveitos, tendência que se deve maioritariamente ao mercado externo.

De acordo com os dados transmitidos pelo INE, no ano de 2013 os hoteleiros acolheram 14,4 milhões de hóspedes, mais de 4,2% que no ano de 2012.

Relativamente às dormidas também se verificou um aumento de 5,2% face a 2012, correspondendo a um valor de 41,7 milhões de dormidas. Este valor positivo deve-se ao aumento de 8% dos mercado externos, sendo que as dormidas de residentes diminuíram 0,9%.

No que respeita aos proveitos também se verificou um aumento significativo em relação a 2012, mais de 5,4% na totalidade e mais de 6,4% nos aposentos.

No ano de 2013 é de salientar o aumento do mercado francês e dos Estados Unidos da América, com aumentos de 25,1% e 20,2%, respetivamente.

No conjunto do ano de 2013 e em comparação com o ano de 2012, destacam-se os aumentos das dormidas nas regiões Norte, Açores e Madeira com mais de 8,1%, 10,4% e 8,5%, respetivamente, salientando-se Lisboa e Algarve com resultados positivos face a 2012.

Fonte: ine.pt


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?