Acaba de ser publicada a nova edição da ISO/IEC 17025

  • 0
ISOIEC17025

Acaba de ser publicada a nova edição da ISO/IEC 17025

Tags : 

A norma mais popular para a competência dos laboratórios de teste e calibração acaba de ser atualizada, tendo em consideração as últimas mudanças no ambiente laboratorial e nas práticas de trabalho.

A ISO/IEC 17025:2017, General requirements for the competence of testing and calibration laboratories, é a referência internacional para laboratórios que realizam atividades de calibração e teste em todo o mundo.

Produzir resultados válidos que sejam amplamente confiáveis está no cerne das atividades laboratoriais. A ISO/IEC 17025: 2017 permite aos laboratórios implementar um sistema de qualidade sólido e demonstrar que são tecnicamente competentes e capazes de produzir resultados válidos e confiáveis.

A ISO/IEC 17025 também ajuda a facilitar a cooperação entre laboratórios e outros organismos, promovendo maior uma aceitação de resultados entre países. Os relatórios de ensaio e os certificados podem ser aceites de um país para outro sem a necessidade de novos testes, o que, por sua vez, melhora o comércio internacional.

De modo a refletir as mais recentes mudanças nas condições do mercado e tecnologia, a nova edição da norma engloba as atividades e as novas formas de atuação dos laboratórios. Abrange as mudanças técnicas, o vocabulário e os desenvolvimentos ocorridos nas Tecnologias da Informação, e leva em consideração a última versão da ISO 9001 sobre gestão da qualidade.

Os três coordenadores do grupo de trabalho 44 da CASCO (CASCO/WG 44) que reviram a norma explicam, porque a nova versão da ISO/IEC 17025 é tão importante para os laboratórios:

Os laboratórios já certificados com a ISO/IEC 17025: 2005 terão de fazer a transição dos seus processos para a nova versão no período de três anos a partir da data da sua publicação. O Comunicado conjunto da ILAC-ISO explica esta transição temporal.

A ISO/IEC 17025: 2017 foi desenvolvida conjuntamente pela ISO e pela Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC) sob a responsabilidade do Comité de Avaliação de Conformidade da ISO (CASCO).

Quais são as principais mudanças na versão 2017?

  • O âmbito foi revisto para incluir os testes, calibração e amostragem associados à calibração e testes subsequentes.
  • A abordagem dos processos, agora coincide com as normas mais recentes, como a ISO 9001 (gestão da qualidade), ISO 15189 (qualidade dos laboratórios médicos) e ISO/IEC 17021-1 (requisitos para auditoria e organismos de certificação).
  • A norma agora tem um foco mais forte nas tecnologias da informação e incorpora o uso de sistemas informáticos, registos eletrónicos e a produção de resultados e relatórios eletrónicos.

Um novo capítulo introduz o conceito de pensamento baseado no risco.

 

02.01.2018
Fonte: iso.org


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?