Acaba de ser publicada uma nova norma para gestão de instalações

  • 0
faciltymanagement

Acaba de ser publicada uma nova norma para gestão de instalações

Tags : 

Se o futuro do trabalho está relacionado com a experiência do empregado, que dizer do local de trabalho? A necessidade de nos mantermos atualizados relativamente às tendências em constante mudança, no que se refere ao como e onde as pessoas trabalham, fazem da gestão de instalações um aspeto essencial do sucesso organizacional… razão pela qual novas diretrizes internacionais acabam de ser publicadas.

O mercado global de gestão das instalações (GI) está cada vez mais complexo e irá valer 1 trilião de dólares até 2025 – e isto corresponde apenas à parte que é subcontratada. Preocupada com a gestão, operação e manutenção das instalações de uma organização, a GI é uma área que precisa de equilibrar as necessidades e demandas em constante mudança das várias partes interessadas e que atende às necessidades de negócios eficazes, seguros e sustentáveis. Afeta a saúde e o bem-estar de todos aqueles que entram em contacto com uma organização e cobrem uma ampla gama de áreas, incluindo custos de ocupação (a segunda maior sobrecarga em quase todas as organizações), uso de espaço, manutenção, segurança, limpeza, meio ambiente e muito mais.

A ISO 41001, Facility management – Management systems – Requirements with guidance for use, acaba de ser publicada para ajudar as equipas de gestão de instalações a atingir a eficiência ideal. Com base nas melhores práticas internacionais, a nova norma de sistema de gestão constitui uma referência para o desenvolvimento e condução de um efetivo regime de GI estratégico, tático e operacional. Também irá ajudar as organizações que procuram subcontratar a GI, já que os prestadores capazes de demonstrar a conformidade com a norma irão fornecer uma garantia sobre a sua abordagem e processos.

Stanley Mitchell, presidente da ISO/TC 267, Facility management, o comité técnico da ISO que desenvolveu a norma, disse que a ISO 41001 irá ajudar as organizações de várias maneiras ao estabelecer uma abordagem comum e um conjunto de processos que podem ser uma referência em todo o mundo.

“Todas as empresas, grandes ou pequenas, têm algum elemento de gestão de instalações. É uma disciplina complexa que afeta diretamente todos, já que é tudo gira em redor dos espaços que ocupamos e como esses espaços atendem às necessidades das pessoas que os utilizam no seu dia a dia.”

“A ISO 41001 é a primeira norma do seu tipo para a gestão de instalações e tem o potencial de fazer uma diferença real para as organizações, melhorando a saúde e a segurança da força de trabalho, reduzindo seu impacto no meio ambiente, aumentando a eficiência e reduzindo custos.”

O secretariado da ISO/TC 267 é mantido pela BSI, membro da ISO para o Reino Unido. A ISO 41001 está disponível no seu membro ISO ou através da loja ISO.

 

24.05.2018
Fonte:iso.org


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?