Assegurar a segurança das crianças com a nova norma da ISO e da IEC

  • 0
ISO/IEC Guide 50:2014

Assegurar a segurança das crianças com a nova norma da ISO e da IEC

Todos nós queremos a segurança das crianças, contudo, mais de 830.000 crianças morrem anualmente, de forma desnecessária, devido a ferimentos ou acidentes que poderiam ser prevenidos*. O que fazer? A nova norma da ISO e da IEC está aqui para ajudar.

Acidentes na estrada, quedas, queimaduras e afogamentos são algumas das causas chave de lesões fatais que ocorrem com crianças. Enquanto os brinquedos infantis são as fontes mais óbvias de risco, há muitos outros perigos escondidos em produtos e situações que não são necessariamente direcionadas para crianças.

A nova revisão do guia ISO/IEC Guide 50:2014, Safety aspects – Guidelines for child safety in standards and other specifications , aborda a segurança infantil em todas as situações, fornecendo diretrizes aos responsáveis pelo desenvolvimento de normas, ao descrever uma extensa lista de perigos que uma criança pode encontrar e propondo estratégias para os evitar. O guia aplica-se a normas relacionadas com tudo o que uma criança possa encontrar, como produtos de todos os tipos, embalagens, estruturas, instalações e ambientes urbanos.

O guia ISO/IEC Guide 50 também descreve as características específicas das crianças que as tornam mais vulneráveis a perigos, tendo em conta os seus diferentes estágios de desenvolvimento e a forma como interagem com produtos e com o ambiente.

Este guia não é só para os responsáveis pelo desenvolvimento de normas: agências governamentais, fabricantes e associações de consumidores podem também, achá-lo bastante útil.

A ISO/IEC Guide 50:2014 pode ser adquirida no seu membro ISO nacional ou na loja ISO.
*Associe-se à WHO/UNICEF World Report on Child Injury Prevention

13.02.2015
Fonte: iso.org


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?