A atribuição do preço certo

  • 0
atribuiroprecocerto

A atribuição do preço certo

Tags : 

A transparência de preços é uma das formas de obter a confiança do consumidor, facilitando assim as decisões durante as compras. Uma nova norma para a valorização do produto em termos de preço por unidade, auxiliará os consumidores a comparar os produtos de forma rápida e eficaz, uma solução vantajosa para todos.

O preço unitário – ou preço comparativo – é uma forma de os retalhistas mostrarem o preço de um produto em relação a uma unidade de medida padrão, como o quilograma ou litro. Por exemplo, para uma embalagem de 500 ml de leite com o preço de venda de €1,95, o preço unitário seria de €3,90 por litro.

No entanto, isso nem sempre é consistente entre os retalhistas ou produtos, originando alguma perplexidade nos compradores e contribuindo pouco para a confiança do consumidor. A norma ISO 21041 – Orientação sobre preços unitários, visa esclarecer e definir sistemas de preços unitários e aumentar a transparência das informações sobre preços.

Um estudo recentemente conduzido pela Queensland University of Technology, Austrália, refere que os consumidores descreveram uma capacidade significativamente maior de processar informações sobre preços e maior confiança na comparação de preço, quando os preços unitários são apresentados de forma consistente nas lojas. Além disso, a pesquisa indicou que a apresentação de preço unitário padronizado estava associada a atitudes mais favoráveis em relação aos retalhistas. John Furbank, presidente do comité de projetos da ISO que desenvolveu a norma, disse que ao simplificar a comparação de preços dos produtos, a ISO 21041 beneficiará os retalhistas e os consumidores.

“As compras tornaram-se mais complexas, não só devido à variedade, mas também devido a uma gama mais ampla de embalagens, em termos de pesos e tamanhos”. “O estudo de Queensland mostra que informações de preço unitário claras e efetivas não levam necessariamente os consumidores a comprar apenas o produto mais barato, mas permitem que façam escolhas mais inteligentes – e isso reflete-se positivamente nos retalhistas”.

“A ISO 21041 é uma ferramenta fundamental para os retalhistas, permitindo que eles forneçam preços claros e consistentes, gerando confiança e lealdade como resultado.”

A norma fornece orientação sobre como os preços unitários devem ser expostos na loja (tanto na prateleira como na embalagem), online e em anúncios. Também destaca a importância da clareza e guia do consumidor.

 

04.12.2018
Fonte: iso.org


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?