Atualização sobre a ISO 14001

  • 0
17_03

Atualização sobre a ISO 14001

Tags : 

17_03

Uma pesquisa recente sobre os conteúdos futuros e os benefícios atuais da norma ISO 14001 Sistema de Gestão Ambiental, que recebeu mais de 5 000 respostas, refere que esta norma é particularmente útil no cumprimento dos requisitos legais e na melhoria do desempenho ambiental. No entanto, a próxima versão da norma, deverá apresentar um foco mais claro na prevenção da poluição, na eco-eficiência e na análise do ciclo de vida.

O questionário foi respondido por diversas organizações de várias dimensões provenientes de 110 países – a maioria com sistemas de gestão ambiental de acordo com a ISO 14001 – sendo 46% de pequenas e médias empresas. O questionário foi realizado pelo comité ISO responsável pela norma (ISO / TC 207/SC 1) e conduzido em 11 línguas.

“O nível de resposta foi incrível. Os detalhes das respostas fornecem aos especialistas um contributo valioso e um entendimento real”, disse Anne- Marie Warris , Presidente do ISO / TC 207/SC 1.

” A pesquisa foi concebida em parte para termos uma ideia mais clara do que as pessoas veem como principais benefícios da ISO 14001 e o que poderia ser melhorado, uma vez que esta norma está em revisão”, disse Lisa Greenwood, Instituto de Tecnologia de Rochester, principal autora do relatório da pesquisa.

“Por exemplo, entre 70% e 80% dos entrevistados disseram que a ISO 14001 teve um valor elevado ou um valor muito elevado relativamente ao cumprimento dos requisitos legais e melhoria do desempenho ambiental de uma organização, que são os resultados pretendidos para um sistema de gestão ambiental. Além disso, a melhoria da imagem pública também foi destacada como um dos principais benefícios”, acrescentou. Os resultados sugerem ainda potenciais oportunidades de melhoria em relação às partes interessadas e à participação de fornecedores.

Informar a revisão em curso

“Os resultados serão tidos em conta para a revisão atual da norma, baseando-se na importância que os utilizadores deram a uma série de desafios para o futuro da norma, nomeadamente nos desafios que a norma deve tartar” disse Maiko Okuno Mitsubishi UFJ Research and Consulting, um dos especialistas envolvidos na análise das respostas da pesquisa e participante na revisão da ISO 14001.

De acordo com os resultados da pesquisa, as questões que requerem mais atenção são a redução e controlo da poluição, as estratégias para o uso eficiente de recursos e redução do desperdício e a poluição, bem como a identificação e avaliação dos aspetos ambientais do ciclo de vida de produtos e serviços.

Mais ajuda para os que implementam um SGA

A pesquisa também revelou que a ISO 14004, um recurso projetado para ajudar as organizações a compreenderem e implementarem um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) não estava a ser utilizada tão amplamente como tinha previsto o comité.

“O nosso desafio na revisão em curso da ISO 14004, será o de proporcionar uma visão mais profunda de gestão ambiental para uma ampla variedade de utilizadores. Esta pesquisa mostrou que as pessoas não estão tão conscientes deste recurso como esperávamos.” explicou Per Arne Syrrist, convocador do grupo responsável pela revisão da norma ISO 14004.

A ISO 14001 está atualmente no Draft fase Committee (CD) e que pode ser comprada na Loja ISO ou no membro nacional. O grupo que gere a revisão estará reunido na Cidade do Panamá em maio para remeter comentários e preparar um projeto para consulta pública ainda este ano. A versão revista está prevista para meados de 2015.

O relatório completo com os resultados do inquérito pode ser consultado aqui.

Fonte: ISO.org


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?