Austrália e Singapura fortalecer o organismo nacional de normalização do Myanmar

  • 0
Myanmar

Austrália e Singapura fortalecer o organismo nacional de normalização do Myanmar

A Austrália e a Singapura juntaram esforços para fortalecer a capacidade do Myanmar para participar no desenvolvimento de normas nacionais e internacionais ao abrigo do projeto da ISO de fortalecimento institucional para o Myanmar. Este foi o primeiro projeto conjunto na área da normalização da Austrália e Singapura para aumentar a capacidade institucional num país de terceiro mundo, em colaboração com a ISO.

Oficiais da Standards Australia, SPRING Singapore e do departamento regional da ISO em Singapura levaram a cabo um seminário de 21 a 27 de Abril para uma delegação do Myanmar. Os delegados vinham do Departamento de Investigação e Inovação (DRI) do Myanmar, a Federação de Câmaras do Comércio e Indústria, a Sociedade de Engenheiros do Myanmar e da Universidade Económica de Yangon.

O seminário focou-se na partilha das melhores práticas da Singapura e Austrália, incluindo princípios e procedimentos para a implementação de programas de desenvolvimento de normas nacionais e internacionais. Isto foi complementado por uma visita ao distribuidor The Soup Spoon Pte Ltd, entre outros, para demonstrar como a implementação de normas internacionais garante não só a segurança, mas também a qualidade dos produtos e serviços. A implementação ajudou a empresa a posicionar-se competitivamente, a aceder a mercados já existentes e novos, e a aceder a oportunidades de crescimento.

Como parte deste seminário, foi feita uma revisão para identificar ou validar as áreas prioritárias do programa de normalização do Myanmar. Um dos resultados chave foi que a delegação Myanmesa desenvolvesse um plano de ação que irá ajudar o país a alinhar melhor as suas prioridades e práticas que apoiem o crescimento económico com os requisitos do Acordo das Barreiras Técnicas ao Comércio da Organização Mundial do Comércio (WTO TBT) e às Boas Práticas de Normalização.

O objetivo é aumentar a comercialização e benefícios económicos para o Myanmar e para a região através da implementação de uma infraestrutura de normalização amiga das empresas, baseada nos sistemas internacionais, como forma de atrair investimentos e assegurar que os seus produtos e serviços cumprem os requisitos dos consumidores internacionais, bem como apoiar a entrada em mercados maiores. Esta iniciativa irá ajudar o Myanmar a integrar-se melhor com a região e com os mercados globais.
“As empresas precisam de certezas num novo ambiente e as normas internacionais vão com certeza fornecer essa certeza”, disse o Dr. Bronwyn Evans, CEO da Standards Australia. “Este projeto inovador será o primeiro deste tipo entre a Singapura e a Austrália, e tem como objetivo reduzir barreiras ao comércio e aumentar oportunidades para o comércio regional e o investimento no Myanmar”.

A visão de Dr. Evans é partilhada pela Srª Choy Sauw Kook, Assistente Executiva (Qualidade e Excelência) da SPRING Singapore. “Esta iniciativa apoia os objetivos para o crescimento económico global da Comunidade Económica ASEAN (AEC) ao criar um único mercado e produção base que está completamente integrado na economia global, através da harmonização com normas internacionais. Singapura está confiante que este projeto irá ajudar o Myanmar a integrar-se melhor com a região e a com os mercados globais, para apoiar o seu crescimento económico e competitividade e, assim, aumentar o comércio bilateral e o investimento no Myanmar”.

Falando numa perspetiva global, o secretário geral da ISO, Rob Steele, adiciona que os próximos passos a seguir ao seminários serão particularmente importantes. “Em linha com os objetivos da ISSO, para aumentar a participação de países em desenvolvimento na normalização internacional, o resultado deste programa fornece um conjunto de recomendações realísticas, porém, ambicionas para o Myanmar fortificar o seu programa de desenvolvimento nacional e participar ativamente na normalização internacional. Queremos ajudar o Myanmar a maximizar as suas oportunidades através do envolvimento em atividades de normalização internacionais.”

O projeto é financiado e suportado pelo Departamento Australiano dos Negócios Estrangeiros e Comércio, pelo governo de Singapura e pela ISO.

16.06.2015
Fonte: iso.org


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?