Avaliação da conformidade – Organismos de Certificação

  • 0
avaliaçãoconformidadeIV

Avaliação da conformidade – Organismos de Certificação

Tags : 

O IPQ acabou de editar a NP EN ISO/IEC 17021-1:2018 – “Avaliação da conformidade. Requisitos para organismos que procedem à auditoria e à certificação de sistemas de gestão. Parte 1: Requisitos”, revisão técnica da anterior versão de 2015.

A certificação de sistemas de gestão, tais como de gestão ambiental, sistemas de gestão da qualidade ou sistemas de gestão de segurança da informação de uma organização, é um meio de garantir que a organização implementou um sistema de gestão dos aspetos relevantes das suas atividades, produtos e serviços, de acordo com a política da organização e as exigências da respetiva norma internacional de sistema de gestão.

A presente Parte da ISO/IEC 17021 especifica os requisitos aplicáveis aos organismos que auditam e certificam sistemas de gestão, apresentando os requisitos genéricos aplicáveis aos organismos que realizam auditorias e certificam no campo da qualidade, do ambiente e outros tipos de sistemas de gestão.

O cumprimento destes requisitos destina-se a assegurar que os organismos de certificação gerem a certificação dos sistemas de gestão com competência, de uma forma coerente e imparcial, facilitando desta forma o reconhecimento destes organismos e a aceitação das suas certificações tanto a nível nacional como internacional.

A certificação de um sistema de gestão assegura, através de uma demonstração independente, que o sistema de gestão da organização:

  • Está em conformidade com os requisitos específicos;
  • É capaz de demonstrar de uma forma fiável a política e os objetivos declarados;
  • Está implementado de uma forma eficaz.

A avaliação da conformidade, tal como a certificação de um sistema de gestão, fornece valor à organização, aos seus clientes e às partes interessadas.

Esta Norma, para além do interesse que tem para os organismos de certificação e para todos os que fazem auditorias tem, igualmente, interesse para as empresas e entidades em geral que pretendam ser certificadas, pois será uma forma de conhecerem todas as atividades inerentes a um processo de certificação, nomeadamente as informações relativas à atividade e aos requisitos de certificação, programa de auditoria, determinação dos objetivos, âmbito e critérios da auditoria, etc.

A NP EN ISO/IEC 17021-1:2018, foi elaborada no âmbito da Comissão Técnica CT 80 – “Gestão da Qualidade e Garantia da Qualidade”, cuja coordenação é da responsabilidade do Organismos de Normalização Setorial APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade.

 

08.05.2018
Fonte: Newsletter Espaço Q nº142, abril de 2018


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?