Caro governo eleito. Vamos falar de qualidade…

  • 0
img_ref1840_01

Caro governo eleito. Vamos falar de qualidade…

Tags : 

img_ref1840_01

Em todo o mundo, os governos estão sob pressão para fornecer resultados favoráveis para o público, muitas vezes restritos por falta de recursos financeiros. Estão neste momento a utilizar a norma ISO 9001, para Sistemas de Gestão da Qualidade, para prestar serviços eficientes e confiáveis que são vitais para milhões de pessoas.

Longas filas para obter a carta de condução, hospitais mal conservados, escolas superlotadas e com falta de colaboradores, eleições mal organizadas, atrasos nos resultados das eleições, etc., etc. Soa-lhe familiar? Nenhum de nós pode ignorar o facto de que o setor público, apesar de ser essencial numa sociedade civilizada, não tem a melhor reputação. Tendo sido agravado nos últimos anos, com os cortes nos orçamentos públicos, e com cortes e mais cortes nos serviços públicos. Ao mesmo tempo, funcionários do governo e gestores são desafiados a superar a falta de confiança depositada nos governos.

A questão é: o que pode ser feito para melhorar a imagem do setor público? Claramente devem ser desenvolvidas soluções mais criativas, e é exatamente isso que muitos funcionários públicos estão a fazer, assumindo responsabilidades para obter resultados favoráveis para o público, através da aplicação eficaz de serviços confiáveis e de qualidade.

Da mesma forma que a norma ISO 9001 auxilia grandes empresas, também pode ser uma ajuda para a gestão governamental. Ela fornece requisitos para a gestão de diversas atividades, permitindo definir metas e objetivos claros e transparentes, melhorar a comunicação, e integrar processos para melhorar a prestação de serviços e a satisfação dos clientes.

Será que significa que os governos devem ser geridos como uma empresa? Claro que não, significa sim, que qualquer entidade que ignore esta realidade acabará por “sair do negócio”, mesmo não sendo uma empresa.

Temas como: cidades sustentáveis e inteligentes; eleições livres e justas; além da qualidade; interessam-lhe? Veja mais aqui.

Fonte (texto e imagem): iso.org


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?