Criando um mundo mais seguro

  • 0
saferworld2

Criando um mundo mais seguro

Tags : 

A expectativa comum de uma maior segurança em todos os aspetos das nossas vidas, desde o local de trabalho aos produtos que consumimos e comemos, realça a importância do papel da acreditação.

O desafio que os empregadores, negócios e governos enfrentam é garantir que essas expectativas se tornam realidade. É uma tarefa substancial, tornada mais fácil graças às Normas Internacionais que mantêm as pessoas em segurança nas suas casas, locais de trabalho e nas suas viagens. Muitas destas funcionam como parte coerente de um sistema de normas ISO de gestão, abordando setores que vão da segurança da informação (ISO / IEC 27001)  e segurança alimentar (ISO 22000), até à recém-publicada ISO 45001 – Occupational health and safety.

As Normas Internacionais tranquilizam os empregadores, trabalhadores e consumidores, dando uma resposta testada e confiável a qualquer organização que procure melhorar a eficiência e a segurança dos seus processos. Para muitos, ser certificado é uma forma de mostrar ao mundo que os seus serviços ou produtos estão de acordo com os requisitos das normas. Embora a certificação não seja obrigatória, muitos optam por contratar um especialista independente para verificar os procedimentos e processos em vigor.

Mas que processos existem para garantir que os especialistas independentes realmente são efetivamente aquilo que anunciam ser? A resposta reside na acreditação, onde os organismos de certificação são avaliados e aprovados para fornecer serviços de certificação. As organizações responsáveis pela coordenação das atividades de acreditação numa escala global são a International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e o International Accreditation Forum (IAF). São também as pessoas envolvidas no dia anual de acreditação mundial, celebrado a cada ano em 9 de junho.

Os presidentes de ambas as organizações têm reiterado a importância de proporcionar um “mundo mais seguro” e reforçar a forma como a acreditação pode apoiar governos, reguladores e empresas, com o objetivo de manter as pessoas mais seguras no seu trabalho, vida doméstica, viagens e outras atividades das suas vidas.

Para mais informações, consulte o site do Dia Mundial da Acreditação, onde encontrará mais informações da ILAC e da LAF, além do folheto que mostra como os testes, inspeções e certificações acreditados estão a ser usadas para garantir um mundo mais seguro.

 

28.06.2018
Fonte: iso.org


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?