Dia Mundial da Acreditação – 9 de junho de 2014

  • 0
ID-10051160

Dia Mundial da Acreditação – 9 de junho de 2014

Tags : 

A acreditação é a avaliação independente efetuada aos organismos de avaliação da conformidade. Através desta avaliação garante-se a aplicação de normas nacionais e internacionais e desta forma o governo, empresas e consumidores podem ter confiança em resultados de calibrações e ensaios, inspeções e certificações emitidas. Ou seja, a acreditação serve para ganhar e transmitir confiança na execução de determinadas atividades técnicas, ao confirmar a existência de um nível de competência técnica mínimo, reconhecido internacionalmente.

Os organismos de acreditação estabelecem-se em muitos países com o principal objetivo de assegurar que os organismos de avaliação da conformidade são supervisionados por um organismo autorizado. Em Portugal, este organismo é o IPAC, conforme disposto no Decreto-lei n.º 23/2011, de 11 de fevereiro.

O IAF é a associação internacional cujos membros incluem os organismos nacionais de acreditação e para comemorar o dia mundial da acreditação a 9 de junho de 2014, publicou um novo vídeo. Para este ano, o tema é a “Acreditação: proporcionando confiança no fornecimento de energia”.

O fornecimento de energia abrange a tentativa de satisfazer as necessidades da população mundial atual sem afetar negativamente as gerações futuras.

Mas como vamos fazer isto de forma eficaz? Como é que sabemos o que é certo ou errado? Testes, inspeções e certificações são a forma de garantir que são aplicadas metodologias e atividades corretas no que diz respeito ao fornecimento de energia. A acreditação de organizações que realizam estas tarefas garante uma abordagem consistente e confiável.

Consulte aqui a brochura sobre esta campanha.

Fonte: IAF

ID-10051160


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?