Celebrou-se no passado dia 13 de novembro o Dia Mundial da Qualidade para o qual o Chartered Quality Institute (CQI) escolheu este ano o lema, “Building a Quality World Together”: “Construindo um Mundo de Qualidade Juntos”.
Este tema remete para a essência do conceito Qualidade e para a necessidade da mudança cultural que tem implícita e que se impõe. Apela à responsabilidade individual e coletiva e ao caráter dinâmico e de melhoria contínua que deve estar presente nas nossas vidas individuais e coletivas e na vida das organizações e que se reflete de forma transversal em todos os domínios da Sociedade, nas formas de interação e cooperação aos mais variados níveis, emprol da melhoria da qualidade de vida de todos os Cidadãos em todo o mundo – que deve constituir o cerne do desígnio e das políticas de todas as nações.

O Dia Mundial da Qualidade, instituído pela Organização da Nações Unidas (ONU) em 1990, é celebrado anualmente na segunda quinta-feira do mês de novembro. Focando-se em temas da atualidade, este dia constitui um momento único de celebração e de evocação e visa sensibilizar e chamar a atenção da Sociedade, em geral, para a importância estratégica da Qualidade enquanto contributo para o crescimento e para a prosperidade dos indivíduos, das organizações e das Nações.
Se é indiscutível que a competitividade é uma condição indispensável à sobrevivência nos mercados, é também incontornável reconhecer que, na economia global, o sucesso depende, em grande medida, da qualidade, enquanto plataforma indispensável à inovação, à sustentabilidade e à saúde das organizações.

Coincidindo com esta iniciativa, decorreu, de 11 a 15 de novembro a “Semana Europeia da Qualidade”, anualmente organizada pela European Organization for Quality (EOQ) que vem sendo marcada pela realização de campanhas de sensibilização, a nível mundial, subordinadas ao tema, e que tem como iniciativa emblemática em Portugal, a realização do “Colóquio da Qualidade” que decorreu de 13 a 14 de novembro sob o lema “Qualidade uma Plataforma Segura”.

Nunca é de mais realçar a importância da adoção dos Princípios da Qualidade que impelem a repensar as organizações, nas suas diferentes dimensões, racionalizando processos e métodos de produção, visando a melhoria da qualidade de produtos e serviços, o aumento dos níveis de eficiência e um melhor relacionamento com as partes interessadas – clientes, acionistas, fornecedores, colaboradores, comunidade local, bancos, seguradoras, entidades da administração pública e cidadãos em geral.

Neste contexto, importa destacar o papel central e preponderante desempenhado pelo IPQ, enquanto entidade nacional responsável pela gestão e coordenação do Sistema Português da Qualidade (SPQ) e dos seus subsistemas da Normalização, da Metrologia e da Qualificação, apoiando os agentes económicos nacionais através do desenvolvimento e da adoção de melhores metodologias e da disponibilização das infraestruturas nacionais necessárias à demonstração da Qualidade de forma credível, em prol da sociedade e do desenvolvimento do país.

Ao IPQ compete, no quadro dessa missão, dar continuidade à consolidação da abrangência do SPQ enquanto infraestrutura nacional da Qualidade, sensibilizando os operadores económicos nacionais para os benefícios resultantes da adoção das metodologias da qualidade, enquanto suporte da inovação nas empresas, na administração pública e nas organizações, em geral, e apostando na qualificação das pessoas, tendo em vista a plena satisfação e a confiança das partes interessadas.

O sucesso desta missão e desta caminhada exige esforço, persistência e cooperação estreita com os Atores relevantes, consolidando estratégias e contribuindo para o reforço das políticas nacionais em prol da Qualidade e do desenvolvimento sustentável a caminho da Excelência, dando verdadeiro sentido ao lema “Construindo um Mundo de Qualidade Juntos”.

Fonte: IPQ

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