O difícil será escolher: um Guia Internacional para rotulagem efetiva de produtos foi atualizado

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O difícil será escolher: um Guia Internacional para rotulagem efetiva de produtos foi atualizado

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Os consumidores nunca estiveram tão bem informados sobre os produtos que adquirem, nem tão ávidos por informação, como nesta era digital. Acertar na forma como se elabora a informação sobre um produto é uma estratégia-chave de negócio. Um guia internacional, agora revisto, ajuda a garantir que o produto é realmente aquilo que está descrito na embalagem.

Somos todos viciados em rótulos de produtos, quer se trate de verificar o teor de gordura e açúcar ou decidir o vinho que melhor acompanha determinados pratos. Mas quanta informação é suficiente ou demais, e como será que os fabricantes asseguram que cumpre com os requisitos legais sem deixar de divulgar o produto da forma mais desejável?

O Guia Internacional ISO/IEC Guide 14, Products and related services – Information for consumers, ajuda a melhorar a qualidade da informação do produto para escolhas de compra mais informadas e satisfatórias. Foi recentemente atualizado para refletir as alterações na tecnologia de rotulagem de produtos e para ter em consideração as necessidades de um público mais vasto.

Destinado principalmente para os autores de normas no campo da defesa do consumidor, o guia também é útil para os envolvidos na rotulagem de produtos, tais como designers de produtos, fabricantes, escritores técnicos e comerciantes.

Antonino Serra Cambaceres, Gerente da Defesa dos Consumidores Internacional, disse que o conhecimento do produto é um fator importante para os clientes.

“Como a informação é fundamental para os consumidores, quanto mais detalhada e precisa ela é, mais protegidos estão os direitos do consumidor”, referiu.

“Os consumidores devem estar confiantes nos produtos e serviços que utilizam e também devem ter o máximo de informação possível para fazer escolhas informadas.”, disse.

Michele Althoff, coordenadora do grupo de trabalho WG 15, o grupo técnico que desenvolveu o guia, disse que, este oferece orientações sobre aquilo que os consumidores de hoje exigem e esperam. “Atender às necessidades e expectativas dos clientes quando se trata de informações sobre produtos é um ingrediente-chave na construção ou manutenção da reputação de uma marca”, explicou.

“O guia revisto tem em conta as novas ferramentas de rotulagem, como códigos QR, bem como as necessidades de informação de pessoas vulneráveis, tais como aquelas que podem estar em risco de danos causados por produtos devido à sua idade ou outras limitações. Também presta mais atenção ao tratamento de questões de sustentabilidade e privacidade.”

O Guia ISO/IEC 14 foi desenvolvido pelo Comité da ISO sobre Política do Consumidor (ISO / COPOLCO), grupo de trabalho WG 15, cujo secretariado é mantido pela ANSI, membro da ISO para os EUA. Encontra-se disponível a partir do seu membro nacional ISO ou através da loja ISO.

 

12.04.2018
Fonte: iso.org


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