Eficiência hídrica passa para as competências da Agência de Energia

  • 0
ID-10095367

Eficiência hídrica passa para as competências da Agência de Energia

Tags : 

ID-10095367O Governo prepara-se para promover uma reorganização da ADENE – Agência de Energia, atribuindo-lhe novas competências no domínio da eficiência hídrica, confirmou o ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e Energia à margem dos 25 anos da empresa Generg, que foram assinalados com uma conferência em Lisboa. “A par da eficiência energética também a eficiência hídrica vai fazer parte das nossas prioridades”, garantiu Jorge Moreira da Silva, explicando que “brevemente a eficiência hídrica deixará de estar tutelada pela Agência Portuguesa para o Ambiente (APA), passando para o domínio da ADENE”.

Trata-se de uma reforma que, segundo o ministro, será apresentada ainda em julho e que poderá ter efeitos práticos a partir de setembro. “Os técnicos da ADENE têm sabido fazer o aconselhamento e acompanhamento das empresas no domínio da eficiência energética e poderão fazer idêntico trabalho com as autarquias e com o restante setor na área da eficiência hídrica”, avançou, justificando que, no universo da APA, a eficiência hídrica tem estado “secundarizada”.

O responsável governamental justificou esta alteração com a necessidade de contrariar o panorama de perdas de água em Portugal, que variam – de concelho para concelho – “entre os 8% e os 80%”.

Fonte: ambienteonline.pt


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?