Envelhecer graciosamente com um novo comité técnico da ISO para a população idosa

  • 0
isooldage

Envelhecer graciosamente com um novo comité técnico da ISO para a população idosa

A população mundial está a envelhecer, tal como nós. Ao entrarmos na era das “sociedades super-envelhecidas”, os governos, as comunidades e os negócios necessitam de se adaptar. Um novo comité técnico ISO acaba de ser formado para ajudar.

Em 2017, o número de pessoas acima dos 60 anos em todo o mundo era mais do dobro do que em 1980 e espera-se que, em 2050, o número duplique novamente para cerca de 2,1 bilhões*. A mudança demográfica da nossa sociedade traz consigo pressões e desafios que vão desde a saúde até aos transportes públicos. Mas as oportunidades também são abundantes. O recém-formado comité técnico ISO/TC 314, Ageing Societies (Sociedades em Envelhecimento), tem como objetivo desenvolver padrões e soluções numa ampla gama de áreas, para enfrentar os desafios colocados, bem como para aproveitar as oportunidades que o envelhecimento da população traz.

A secretária da ISO/TC 314, Nele Zgavc, da BSI, membro da ISO no Reino Unido, disse que a demência, os cuidados preventivos, o envelhecimento da força de trabalho, as tecnologias e a acessibilidade são apenas algumas das áreas de padronização que o comité propõe trabalhar. “A população envelhecida tem implicações globais”, disse ela. “Os governos e os prestadores de serviços precisam efetivamente de atender às necessidades das suas populações, à medida que envelhecem, para o benefício da sociedade como um todo. Há uma necessidade crucial de que as normas apoiem este objetivo, a fim de proporcionar um nível de serviço de alta qualidade e aproveitar as oportunidades que a população idosa detém”.

A ISO/TC 314 surge como resultado de um trabalho extensivo da ISO nesta área, incluindo o desenvolvimento do Acordo Internacional de Workshop IWA 18, Framework for integrated community-based life-long health and care services in aged societies (estrutura baseada na comunidade para serviços de saúde e cuidados ao longo da vida em sociedades envelhecidas),  o que levou à criação do Grupo Consultivo Estratégico ISO (SAG) sobre o envelhecimento da população. Reconhecendo a enorme amplitude do assunto, o SAG foi formado para confirmar a necessidade e determinar a direção estratégica e o alcance da futura padronização nesta área.

A ISO/TC 314 é, atualmente, composta por especialistas de 30 países diferentes, incluindo aqueles anteriormente envolvidos no SAG e no desenvolvimento da IWA 18.

__________________
*World Population Ageing Report, United Nations, 2017.

 

27.02.2018
Fonte: iso.org


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?