Está contratado! Novas diretrizes ISO ajudam a contratar os melhores colaboradores

  • 0
isocontratacao

Está contratado! Novas diretrizes ISO ajudam a contratar os melhores colaboradores

O maior trunfo de uma organização são seus colaboradores, mas o impacto que os novos recrutas têm no sucesso de uma empresa é, por vezes, pouco claro. Ou será mesmo assim? Novas diretrizes internacionais acabam de ser publicadas e dão aos recrutadores uma métrica para medir o desempenho das suas escolhas.

Quando se trata de recrutamento, encontrar a pessoa certa para o cargo não consiste apenas em preencher uma vaga de emprego, podendo ter um impacto significativo na organização como um todo. Reconhecendo isso, os departamentos de Recursos Humanos são atualmente parceiros estratégicos dentro de uma empresa, pelo que medir o impacto da sua competência não só demonstra o seu valor, como também permite a melhoria contínua.

Medir a “qualidade de contratação”, ou o benefício que os colaboradores recém-contratados trazem para uma empresa, é essencial para determinar a eficácia do processo de recrutamento.

Recentemente publicada, a especificação técnica ISO/TS 30411: 2018, Human resource management – Quality of hire metric, descreve as melhores práticas internacionais para fazer isso mesmo. A norma identifica as métricas que podem ser usadas para avaliar a relação entre o trabalho da nova pessoa e o sucesso da organização.

O Dr. Ron McKinley, presidente do comité técnico da ISO que desenvolveu a ISO/TS 30411, disse que é uma ferramenta fundamental para qualquer organização, independentemente do tamanho ou do setor.

“Medir o desempenho do novo colaborador e, por conseguinte, perceber quão boa foi a sua escolha, é sempre um processo baseado no contexto, com muitos fatores envolvidos”, disse ele. “Mas esta especificação técnica fornece uma forma concreta de avaliar o desempenho em relação a metas ou expectativas mensuráveis relacionadas com o desempenho organizacional, servindo assim como uma ferramenta muito útil de análise.”

A ISO/TS 30411 foi desenvolvida pelo comité técnico ISO/TC 260, Human resource management, cuja secretaria é detida pela ANSI, membro da ISO para os EUA. A norma pode ser adquirida junto do seu membro ISO ou através da loja ISO.

 

11.09.2018
Fonte: iso.org


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?