Com a publicação da norma ISO 9001:2015, muito se tem falado e escrito sobre envolvimento da gestão, sobre estratégia, sobre alinhar os objetivos da gestão de topo com o sistema de gestão da qualidade (SGQ), etc. Com esta nova versão da norma ISO 9001, pretende-se que o foco de implementação de um sistema de gestão da qualidade, se concentre no desenvolvimento de um sistema verdadeiramente focado na estratégia da organização, no cumprimento dos objetivos da organização, em paralelo com a implementação dos requisitos da norma.

Mas efetivamente o que significa “estratégia”? E “sistema de gestão da qualidade”?

Algumas organizações têm uma visão definida: por exemplo, a visão da SONAE INDÚSTRIA é a de “Ser reconhecido como um líder mundial sustentável no sector dos painéis derivados de madeira, proporcionando de forma consistente, aos nossos clientes, os melhores produtos, mantendo os mais elevados níveis de serviço e promovendo práticas empresariais e ambientais responsáveis.”. Esta visão descreve a realidade futura desejada, para onde a organização pretende convergir. A estratégia não é nada mais, nada menos, que o caminho que a organização decide percorrer para evoluir de onde está hoje para onde quer estar no futuro. Ou seja, a estratégia representa a forma da organização concretizar a sua visão.

Segundo a norma NP EN ISO 9000:2015, um sistema de gestão é um “conjunto de elementos interrelacionados ou interatuantes de uma organização para o estabelecimento de políticas e objetivos e de processos para atingir esses objetivos”. Ainda segundo esta mesma norma, um “sistema de gestão da qualidade” é uma “parte de um sistema de gestão que se refere à qualidade”, ou seja, ao “grau de satisfação de requisitos dado por um conjunto de características intrínsecas de um objeto”. Então, por estas definições, verificamos que implementar um sistema de gestão da qualidade, é implementar um conjunto de elementos capazes de ajudarem a organização a evoluir, a alcançar desafios e a atingir os seus objetivos, relacionados com a qualidade.

“Os diferentes requisitos da norma ISO 9001:2015 facilitam o alinhamento de um SGQ com a estratégia e a operação da empresa. Por isto, na fase de planeamento de implementação da norma, deve garantir-se que resulta um sistema alinhado e integrado com as ações e esforços estratégicos. “

No nosso dia a dia, continuamos a encontrar sistemas de gestão da qualidade que não passam de um conjunto de documentos, papéis e procedimentos – mas que estão certificados. Continuamos e encontrar gestores que acreditam que a implementação do SGQ não lhes trouxe utilidade – mas não dizem isto aos auditores. Continuamos a encontrar gestores com dificuldade em responder à pergunta “Onde quer estar daqui a 5 anos?” E daqui a 10 ou 20 anos?” Será que estamos perante organizações proativas, que vão à luta, que comandam em vez de serem comandadas pelos eventos?

No decorrer do nosso trabalho também encontramos organizações com uma visão e missão claramente definidas, com uma gestão de topo envolvida no SGQ, com objetivos da qualidade alinhados e coerentes com a visão da organização. São organizações que acompanham os indicadores dos seus processos e que gostam de fazer uma revisão pela gestão. São organizações que gostam de melhorar o seu sistema de gestão da qualidade porque sabem que estão a contribuir para a mudança, para a transformação da sua organização, para que esta possa transitar de onde está hoje para onde quer estar no futuro.

Os diferentes requisitos da norma ISO 9001:2015 facilitam o alinhamento de um SGQ com a estratégia e a operação da empresa. Por isto, na fase de planeamento de implementação da norma, deve garantir-se que resulta um sistema alinhado e integrado com as ações e esforços estratégicos. Genericamente, o que queremos implementar é um sistema de gestão da qualidade que disponibilize à organização uma melhor capacidade de controlar e ser senhora e dona do seu futuro.

Estratégia e sistemas de gestão da qualidade – amigos ou inimigos? Para nós só há uma resposta: melhores amigos. Caso contrário, as normas de sistemas de gestão, os consultores, os auditores, as certificações, não fazem sentido.

Sabia que a Vexillum possuí mais de 10 anos de experiência na implementação e manutenção de Sistemas de Gestão da Qualidade?