“Firme” contra comércio ilegal

  • 0
ID-1004947

“Firme” contra comércio ilegal

Tags : 

ID-1004947

Portugal é um dos 11 países da UE com medidas “suficientemente firmes” para controlar o comércio ilegal da madeira com multas elevadas para infratores, refere a WWF.

Um estudo da organização ambiental confirma que os outros 17 países continuam a não travar a entrada de produtos de madeira ilegal nos mercados comunitários. A exploração de madeira ilegal contribui para mais de 50% da desflorestação tropical na África Central, Amazónia e sudoeste asiático, com impactos ambientais e socioeconómicos.

A WWF adianta que “Portugal especificamente, apresenta um bom desempenho e tem demonstrado, desde que se faz este barómetro, melhorias claras na política de legalidade”. Quanto à aplicação da lei, “a WWF congratula-se que o regulamento tenha sido transposto para a legislação nacional” com rapidez, mas “é crucial que este regulamento seja implementado rapidamente e quer que as inspeções e verificações às empresas comecem antes do final do ano”, afirma Rui Barreira, da representação em Portugal da WWF.

Segundo Anke Schulmeister, responsável pela política florestal da WWF, “O comércio de madeira ilegal é um crime e precisa de ser tratado e sancionado como tal”.

In Jornal “O Metro”


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?