FSC e PEFC: Perguntas mais frequentes

  • 0
FSC e PEFC

FSC e PEFC: Perguntas mais frequentes

Tags : 

FSC e PEFC

O mercado internacional do comércio das madeiras tem vindo a valorizar práticas de gestão florestal responsável em detrimento de práticas de gestão florestal não sustentáveis.

O que é a FSC e PEFC?

As normas FSC e PEFC são referenciais normativos de reconhecimento internacional para promover uma gestão responsável, salvaguardando as funções económicas, ambientais e sociais das áreas florestais.

Quais as diferenças entre a FSC e a PEFC?

A FSC é uma organização sem fins lucrativos, não governamental, internacional e independente e que foi constituída por fornecedores e comerciantes de madeira, representantes de organizações ambientais e de associações de direitos humanos e é composta por três áreas – económica, ambiental e social.

A PEFC é uma iniciativa do setor privado, baseada numa visão comum entre entidades relevantes, interessadas na gestão florestal sustentável a nível nacional e a nível regional. Assegura, aos consumidores e público em geral, que as florestas certificadas no âmbito do programa são geridas em conformidade com os critérios de Helsínquia.

Qual a importância da certificação FSC e PEFC?

Os consumidores atualmente exigem uma garantia de que o produto que estão a adquirir no mercado foi produzido de acordo com práticas de gestão sustentável.
Assim, a procura de produtos florestais certificados tem vindo a crescer nos mercados internacionais, principalmente na Europa, pelo que a opção pela certificação é um meio de garantir à indústria florestal nacional uma vantagem competitiva num mercado global. A seleção do tipo de sistema de certificação a adotar está dependente do tipo de produtos florestais produzidos e respetivas exigências de comercialização, nacionais e internacionais.

A quem se aplica a FSC e PEFC?

A certificação da cadeia da responsabilidade florestal é possível nos vários setores intervenientes na cadeia florestal, como por exemplo:

  • Empresas do setor gráfico;
  • Fabricante de móveis / Serralharia;
  • Indústria do papel, embalagens, cortiça;
  • Transportador de todo o produto derivado da floresta;
  • E todas as empresas relacionadas com produtos derivados da floresta.

Quais os benefícios da implementação?

  • Acrescenta valor ao produto;
  • Instrumento de marketing;
  • Melhora a imagem institucional da empresa;
  • Permite a entrada em novos mercados;
  • Reconhecimento dos produtos provenientes de uma Gestão Florestal Sustentada que respeita e protege os valores ambientais, sociais e económicos do país de origem;
  • Promove o desenvolvimento sustentável.

Se está interessado em fazer a escolha certa quando comprar madeira ou produtos de base florestal, tais como papel, móveis e materiais de construção, deve selecionar sempre produtos com certificação PEFC ou FSC pois está a promover a gestão sustentável das florestas a nível mundial.


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?