Implementação de melhores sistemas nacionais de saúde, com a nova norma ISO

  • 0
ISO/TR 14639 - Saúde

Implementação de melhores sistemas nacionais de saúde, com a nova norma ISO

Da resposta a grandes surtos de doenças até ao tratamento médico quotidiano, é vital para qualquer sistema nacional de saúde ter a informação certa no lugar certo e na hora certa. Agora as organizações de saúde em todo o mundo podem melhorar a gestão da sua informação e por sua vez a saúde dos seus países com o novo conjunto de guias ISO para a informática na saúde.

Sustos ao nível da saúde global e o aparecimento de epidemias já mostraram que a capacidade dos países para gerir a saúde da sua nação poderá em alguns casos estar comprometida. Até mesmo o tratamento mais pequeno de uma doença depende de um sistema de informação robusto. Assim a ISO publicou um novo conjunto de documentos de orientação destinados a ajudar e a fortalecer os sistemas nacionais de informação, com procedimentos que visam a melhoria das práticas de modo a garantir que a informação correta está sempre disponível.

Desenvolvido por especialistas de todo o mundo, a ISO/TR 14639: Health informatics – capacity-based eHealth architecture roadmap, fornece orientações sobre as melhores práticas na implementação e utilização de tecnologias de informação e comunicação, e uma referência para as autoridades de saúde utilizarem na construção dos seus sistemas de e-Saúde.

Este relatório técnico foi desenvolvido principalmente para ajudar os países em desenvolvimento. Também os sistemas de saúde de países mais desenvolvidos podem beneficiar do aconselhamento de especialistas sobre os diferentes componentes de um sistema de saúde mais robusto.
Organizações internacionais como a International Medical Informatics Association e a Rede de Informação Ásia eHealth já fizeram planos para distribuir o relatório aos membros de países em desenvolvimento.

Fonte (texto e imagem): iso.org

Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?