Iniciou-se a votação do rascunho final da ISO 45001 para saúde e segurança no trabalho

  • 0
ISO45001

Iniciou-se a votação do rascunho final da ISO 45001 para saúde e segurança no trabalho

Tags : 

Todos os dias, milhares de vidas são perdidas devido a acidentes de trabalho ou doenças fatais ligadas à atividade laboral. Estas são mortes que poderiam e deveriam ter sido evitadas, e devem sê-lo no futuro. Uma nova norma em desenvolvimento visa ajudar as organizações a fazer exatamente isso e chegou agora a uma das etapas finais do seu desenvolvimento.

A ISO 45001, Occupational health and safety management systems – Requirements with guidance for use, irá ajudar as organizações a proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável para os seus trabalhadores e outras pessoas envolvidas, prevenir mortes, lesões relacionadas com o trabalho e saúde, bem como melhorar continuamente o desempenho da saúde e segurança ocupacional. Acaba de chegar à fase Final Draft International Standard (FDIS), o que significa que as partes interessadas podem, uma vez mais, submeter comentários sobre o rascunho antes da sua publicação final, prevista para março de 2018.

As últimas estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostram que, a cada dia, mais de 7600 pessoas morrem como resultado de atividades relacionadas ao trabalho (ou seja, mais de 278 milhões por ano) e mais de 370 milhões de acidentes de trabalho ocorrem anualmente. O fardo que isto representa para os empregadores e empregados é imenso, resultando em perdas para a economia em geral, desde reformas antecipadas, ausência de trabalhadores e aumento dos prémios de seguro.

Aplicável em todas as partes do mundo e em todos os setores, a futura ISO 45001 destina-se a reduzir estas estatísticas terríveis. Será a primeira norma global deste tipo, dando às organizações um quadro universalmente aceite para melhorar a saúde e a segurança dos funcionários, reduzindo os riscos no local de trabalho e criando condições de trabalho mais saudáveis e seguras.

A próxima norma seguirá os passos das outras abordagens de Sistemas de gestão da ISO, como a ISO 14001 (ambiente) e a ISO 9001 (qualidade). Também terá em consideração as outras normas internacionais nesta área, incluindo a OHSAS 18001, diretrizes OIT-OSH, várias normas nacionais e as normas e convenções internacionais do trabalho da OIT.

David Smith, presidente da ISO/PC 283, o comité de projeto que desenvolve a norma, disse que o alinhamento da ISO 45001 com o conjunto das normas do sistema de gestão da ISO será uma adição bem-vinda. “Agora temos uma Norma Internacional para a segurança e saúde ocupacional, alinhada com as outras normas de negócios, como a ISO 9001, ISO 14001 e ISO/IEC 27001, que ajuda as organizações a gerir esse risco chave como parte dos seus processos de negócios”.

“A ISO 45001 é uma melhoria significativa da OHSAS 18001, que estabeleceu que a normalização recorrendo a uma abordagem baseada em riscos funciona em todo o mundo e em todos os setores de negócios”, acrescentou. “A aplicação efetiva da ISO 45001 reduzirá o risco de danos no local de trabalho”.

A ISO 45001 está a ser desenvolvida pelo comité de projeto da ISO/PC 283, Occupational health and safety management systems. O secretariado é atualmente detido pela BSI, o membro da ISO para o Reino Unido. Qualquer pessoa interessada em comentar o FDIS pode fazê-lo através do seu membro ISO nacional.

Para saber mais sobre a ISO 45001 em que etapa de desenvolvimento esta se encontra, veja a nossa página sobre saúde e segurança ocupacional.

 

26.12.2017
Fonte: iso.org


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?