Injetar qualidade no desenvolvimento de software com orientação específica do setor na ISO 9001

  • 0

Injetar qualidade no desenvolvimento de software com orientação específica do setor na ISO 9001

Tags : 

O desenvolvimento de software nem sempre é um procedimento simples. Uma norma internacional para aplicar os princípios do sistema de gestão de qualidade mais utilizado no mundo permite que os engenheiros simplifiquem o processo. Foi agora atualizada.

ISO/IEC/IEEE 90003, Engenharia de Software – Diretrizes para a aplicação da ISO 9001: 2015 a software de computador, foi projetada como uma lista de verificação para o desenvolvimento, fornecimento e manutenção de software. A versão atualizada combina os benefícios comprovados da ISO 9001 com alguns dos documentos de suporte mais importantes no mundo da engenharia de software, permitindo que uma organização beneficie das melhores práticas internacionais para melhorar a qualidade em cada etapa do ciclo de vida. Isso inclui tudo, desde o fornecimento, aquisição, operação e manutenção até o processo circular de melhoria contínua.

Desenvolvido em conjunto com a Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC) e o Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrónicos (IEEE), a norma foi recentemente revista para estar alinhar com a versão mais recente da ISO 9001 (publicada em 2015), com novos conceitos relevantes para o atual desenvolvimento de software.

O Dr. Sundeep Oberoi, presidente do subcomité conjunto ISO e IEC que desenvolveu a norma, referiu que o ISO/IEC/IEEE 90003 é importante para a indústria, pois fornece uma interpretação muito necessária da ISO 9001 numa linguagem apropriada ao desenvolvimento de software.

“Como foi elaborado por especialistas em software de diversos países, agrega grande valor à riqueza de conhecimento já acumulada no mundo do software”, disse ele.

“Também fornece ligações para outras normas de engenharia de software que podem ser úteis para programadores de software, como processos de ciclo de vida de software, segurança de informações e testes”.

A ISO/IEC/IEEE 90003 foi desenvolvida pelo comitê técnico conjunto ISO/IEC JTC 1, tecnologia da informação, subcomissão SC 7, Software e engenharia de sistemas, cuja secretaria é detida pela BIS, membro da ISO na Índia.

 

26.12.2018
Fonte: iso.org


Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?