Integração do Sistema de Gestão da Qualidade e do Balanced ScoreCard

  • 0
BSCeSGQ

Integração do Sistema de Gestão da Qualidade e do Balanced ScoreCard

Tags : 

Com o aumento das pressões competitivas, os sistemas de gestão e as suas capacidades de monitorizar e melhorar o desempenho de uma organização são, cada vez mais, uma exigência. Estas necessidades têm intensificado a procura por ferramentas de gestão integradas, que permitam estabelecer caminhos para a concretização das metas organizacionais.

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), baseado na Norma NP EN ISO 9001:2015, tido como ferramenta de suporte à gestão de topo, permite uma definição eficaz de processos e consequente avaliação do seu desempenho, com o intuito de aumentar a eficiência e eficácia, produtividade e qualidade dos produtos e/ou serviços fornecidos aos clientes.

Quanto ao Balanced ScoreCard (BSC), este é uma metodologia que permite realizar uma avaliação integrada e global das organizações, pela conjunção de indicadores financeiros e não financeiros. Permite avaliar o grau de concretização dos objetivos e disponibiliza, em tempo real, informações de gestão que preconizam a melhoria.

A integração de sistemas de gestão tem como propósito a promoção da melhoria contínua do desempenho da organização e, desta forma, satisfazer as necessidades e expetativas dos seus clientes e demais partes interessadas. A junção destas duas metodologias num sistema integrado de gestão, dadas as suas preconizações, poderá orientar as organizações no alcance de benefícios expectáveis como:

  • Alinhamento da estratégia, objetivos, indicadores, metas, processos e recursos;
  • Comunicação efetiva;
  • Otimização de processos e recursos;
  • Redução de custos, desperdícios, reclamações;
  • Simplificação dos padrões e dos requisitos do sistema de gestão;
  • Harmonização e simplificação da documentação;
  • Melhoria da eficiência e eficácia do sistema.

O grande desafio da gestão de topo, para além de estabelecer uma única estrutura para a gestão, é alinhar as expetativas e necessidades das diferentes partes interessadas com a sua visão e estratégias, entender que os ambientes são cada vez mais complexos e dinâmicos, e que as organizações influenciam e são influenciadas continuamente pelos diversos fatores com que interagem.

Na tabela, pode visualizar-se a correlação existente entre os dois sistemas de gestão, BSC e SGQ:

BSC e SGQ

Assim, através da implementação de um BSC, o sistema de gestão da qualidade conseguirá proporcionar uma gestão mais eficaz, uma vez que as exigências do BSC permitem ir ao encontro da necessidade de medição e controlo dos processos. Torna-se claro que, com esta integração de metodologias, o processo de gestão fica focado num conjunto de indicadores vitais para o negócio, que possibilita uma atuação proativa na identificação e implementação de medidas de melhoria aos vários níveis e de forma integrada.

 

12.12.2017


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?