ISO e AOAC anunciam a assinatura de novo acordo de cooperação

  • 0
ISOAOAC

ISO e AOAC anunciam a assinatura de novo acordo de cooperação

Tags : 

A AOAC INTERNATIONAL (AOAC – Association of Official Agricultural Chemists) e a Organização Internacional para Normalização (ISO – International Organization for Standardization) assinaram um acordo de cooperação para o desenvolvimento e aprovação de normas e métodos comuns. A parceria aumenta significativamente a relevância global e o impacto das normas e métodos da AOAC / ISO.

“A parceria AOAC e ISO amplia a aceitação global de normas e métodos, beneficiando todos os interessados e consumidores” – Brad Goskowicz, CEO da Microbiologics, Inc. e Presidente da AOAC INTERNATIONAL. “O acordo da AOAC e da ISO e o compromisso da liderança global abre caminho para que os métodos avancem logo para o processo do sistema Codex aquando da sua consideração como Normas Internacionais”. O secretário-geral da ISO, Sergio Mujica, acrescentou: “As parcerias da ISO com outras organizações relevantes são extremamente importantes, pois acreditamos que a melhor maneira de atender às necessidades do mercado e fornecer soluções globais é reunindo os melhores especialistas do mundo. Este acordo beneficiará a indústria através do desenvolvimento conjunto de normas que são globalmente aceites e reconhecidas pelo Codex. Estamos ansiosos para colaborar mais com a AOAC através deste acordo para produzir Normas Internacionais eficazes”.

Com este novo acordo, assinado em 18 de outubro de 2018, durante a semana das Normas Internacionais em Washington DC, os especialistas da AOAC e da ISO podem contribuir e participar nos grupos de trabalho de cada organização. A parceria permite o desenvolvimento conjunto e aprovação de normas, o que envolve a criação de grupos de trabalho que incluem especialistas da AOAC e ISO para desenvolver projetos de normas comuns. Neste sentido, as normas estarão sujeitas a processos paralelos de aprovação pela AOAC e ISO e serão publicadas por ambas as organizações.

O acordo de cooperação original, assinado em 18 de junho de 2012, focalizou o leite e os produtos lácteos e resultou em 12 métodos conjuntos AOAC / ISO adotados pela Comissão do Codex Alimentarius como Normas Internacionais (vitamina B12, myo-inositol, crómio / molibdénio / selénio, nucleotídeos, vitaminas A e E, perfil de ácidos gordos, iodo, ácido pantoténico, vitamina C, biotina, cloreto, vitamina). Estes métodos auxiliam na garantia de conformidade do conteúdo de nutrientes da fórmula infantil em relação às suas declarações internacionais.

“O resultado da colaboração AOAC / ISO de 2012 foi impressionante com o desenvolvimento conjunto de múltiplas normas na área de nutrientes em fórmulas infantis e produtos para nutrição de adultos”, disse Erik Konings, do Nestlé Research Center. “A harmonização de normas analíticas pela AOAC e pela ISO aumenta a relevância global desses métodos. Os métodos AOAC / ISO adotados pelo Codex demonstram conformidade com as normas do Codex e facilitam o comércio, o que beneficia todas as partes interessadas, inclusive os consumidores.”

O novo contrato de cinco anos alarga a abordagem sobre o leite e produtos lácteos para incluir projetos no âmbito do comité técnico ISO / TC 34, Produtos alimentares da ISO. “Com a deteção atempada de resíduos de pesticidas em refrigerantes (Índia), fluoracetato de sódio em fórmulas infantis (Nova Zelândia) e a elaboração de um trabalho sobre BPA em bebidas, resíduos de medicamentos veterinários, análise de açúcar, alergénios e mais, a AOAC continua a provar que é um valioso parceiro e fornecedor de soluções para lidar com questões de indústria e comércio, segurança alimentar e conformidade regulatória”, disse o Diretor Executivo da AOAC, David B. Schmidt. “Aproveitando o sucesso do acordo original de cooperação com a ISO, esperamos trabalhar juntos para harmonizar as normas globais ideais para uma nova gama de produtos alimentares”.

As prioridades para o desenvolvimento de normas AOAC / ISO no futuro devem ser determinadas e podem incluir mais trabalhos sobre análise de nutrientes, bem como considerar contaminantes, adulterantes e resíduos de pesticidas.

Como líder em excelência analítica, a AOAC INTERNATIONAL promove a segurança alimentar, integridade alimentar e saúde pública, reunindo membros, organizações e especialistas dedicados ao desenvolvimento e validação de normas, métodos e tecnologias de relevância internacional.

 

15.11.2018

Fonte: iso.org


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?