ISO – Sistemas de gestão de energia

  • 0
ISO 50001

ISO – Sistemas de gestão de energia

Tags : 

Um sistema de gestão de energia eficiente é um ingrediente essencial para o negócio e tê-lo certificado por uma entidade reconhecida pode trazer vários benefícios. Agora, o processo de certificação é ainda melhor, com um novo padrão para os auditores e organismos de certificação que atestam a norma ISO relativa ao sistema de gestão de energia.

Fornecer ferramentas eficazes para órgãos de auditoria

A norma ISO 50003: 2014, Sistemas de gestão de energia – Requisitos para organismos que realiza auditorias e certificação de sistemas de gestão de energia, é projetada para ajudar os organismos que realizam auditorias e certificação, fornecendo os requisitos para assegurar a competência, a consistência e imparcialidade do processo de auditoria e certificação.
Destina-se a ser utilizado com a norma ISO/IEC 17021: 2011, Avaliação da Conformidade -Requisitos para entidades que prestam auditoria e certificação de sistemas de gestão, que fornece as áreas técnicas específicas necessárias para garantir a eficácia da auditoria e certificação.
Isto inclui os requisitos adicionais necessários para o processo de planeamento de auditoria, a auditoria de certificação inicial, a realização da auditoria no local e a garantia de que as pessoas que realizam a auditoria têm as competências necessárias para fazê-la.

Parte de uma gama crescente

A ISO 50003: 2014 é a mais recente na família de normas de gestão de energia, que inclui a ISO 50001 para o desenvolvimento de um sistema de gestão de energia e a ISO 50002, que estabelece os princípios e requisitos básicos para a realização de auditorias energéticas.
Estão ainda previstas:
• ISO 50004 relativa a orientações para a implementação, manutenção e melhoria de um sistema de gestão de energia
• ISO 50006 na medição do desempenho energético utilizando linhas de base de energia (ENB) e os indicadores de desempenho energético (Enpi)
• ISO 50015 na medição e verificação do desempenho energético nas organizações

Fonte (texto e imagem): iso.org

Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?