Jogar pelo seguro na conceção de brinquedos para as crianças

  • 0
ISO8124-1

Jogar pelo seguro na conceção de brinquedos para as crianças

Tags : 

O objetivo da norma internacional ISO para a segurança dos brinquedos é garantir que as crianças estão livres de riscos quando brincam. Esta norma foi agora atualizada para assegurar que todas as situações são abrangidas.

Feitos para brincar, os brinquedos possuem vários perigos escondidos que vão de pontas afiadas, a fios e peças pequenas. Um simples brinquedo pode causar grandes danos se não for projetado e fabricado corretamente. A nova versão da mais conhecida norma ISO sobre a segurança dos brinquedos acaba de ser publicada, visando garantir que a segurança máxima é mantida neste nosso mundo em constante mudança.

A ISO 8124-1, Safety of toys – Part 1: Safety aspects related to mechanical and physical properties, define requisitos e métodos de ensaio para os brinquedos destinados a serem utilizados pelas crianças com menos de 14 anos de idade, e cobre toda a vida útil razoável do brinquedo. Especifica os critérios aceitáveis para as características estruturais dos brinquedos, tais como a forma, o tamanho e contorno, bem como os aspetos específicos de certos brinquedos, tais como ângulos de ponta para brinquedos montáveis. Também inclui os avisos e instruções apropriados para uso.

Christian Wetterberg, presidente do comité técnico que desenvolve a série, disse que a norma de 150 páginas abrange uma ampla gama de potenciais riscos, tais como ângulos afiados, pequenas peças e valores máximos de energia cinética para projéteis, e tem um forte impacto em torno o mundo.

“A ISO 8124 já desempenha um papel importante, influenciando os requisitos para a segurança dos brinquedos em muitos países, pelo que é importante que ela permaneça tão atualizada e relevante quanto possível”, disse ele.

“A versão mais recente inclui definições atualizadas e requisitos de aviso, especificações revistas relacionadas com uma variedade de materiais e peças, tais como cordões e correias, e a adição de novos itens, como bolas iôiô.”

A ISO 8124-1 é uma das normas mais longas e mais detalhados da ISO. Outras normas da série incluem a parte 2 sobre inflamabilidade e a parte 4 para baloiços, escorregas e brinquedos de atividade similar.

A ISO 8124 foi desenvolvida pela ISO/TC 181, Safety of toys, cuja secretaria é realizada pela DS, membro da ISO para a Dinamarca. A série está disponível para compra do seu membro nacional ISO ou através da loja ISO.

 

19.04.2018
Fonte: iso.org


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?