Limpando a cozinha

  • 0
Limpando a cozinha

Limpando a cozinha

Tags : 

Mais de 3 biliões de pessoas em todo o mundo arriscam, todos os dias, as suas vidas cozinhando em fogueiras ou com fogões a lenha ineficientes. Iniciaram-se agora os trabalhos para desenvolver uma nova norma com o objetivo de ajudar.

Fumo perigoso proveniente de fogões a lenha ineficientes causa mais de 4 milhões de mortes por ano, para não mencionar o impacte que têm no ambiente. Melhorar a saúde, reduzir o consumo de combustível e providenciar oportunidades económicas são só algumas das motivações por trás da missão da Aliança Global para Fogões a Lenha Limpos para ter fogões a lenha limpos em 100 milhões de lares até 2020.

Normas técnicas e diretrizes para fogões a lenha são uma ferramenta essencial para apoiar essa missão. Especialistas no comité técnico da ISO, ISO/TC 285 Clean cookstoves and clean cooking solutions iniciaram o trabalho de desenvolver três novas normas e um relatório técnico que irá servir de guia e fornecer especificações para um vasto número de áreas como métodos de teste em laboratório e em campo, indicadores de desempenho e avaliações de impacto social.

A secretária da ISO/TC 285, Sally Seitz, do membro ISO dos EUA, ANSI, disse que era um programa de trabalho ambicioso, mas importante.
“Também estamos comprometidos em trabalhar com membros ISO em zonas afetadas para aumentar a participação das partes interessadas no desenvolvimentos destas normas, e para os auxiliar a desenvolver redes e programas nacionais para apoiar a sua implementação”, disse.
A primeira deste conjunto de normas deverá sair em 2016, com esboços completos ainda este ano.
Saiba mais sobre normas e fogões a lenha limpos:

https://youtube.com/watch?v=Yj83oxuCE8Q%3Ffs%3D1%26autoplay%3D1%26rel%3D0

18.05.2015
Fonte: iso.org

 


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?