
Medir a pegada de carbono – ISO / TS 14067
Sabia que todas as nossas atividades diárias produzem emissões de dióxido de carbono, que promovem o efeito de estufa. Pode ajudar o ambiente ao optar por sacos reutilizáveis, ir a pé ou de transportes em vez de utilizar o seu carro.
Mas não é só…
Já pensou quanto é que custa um produto em gramas de CO2? Quanto é que custa mais: um kg de laranjas ou meio kg de sardinhas? Uma lata de cerveja ou uma embalagem de três sabonetes?
Para ajudar a responder a estas perguntas, foi desenvolvida a especificação técnica internacional ISO / TS 14067.
O cálculo da pegada de carbono de um produto é uma tarefa extremamente complexa, mas é importante que os resultados possam ser confiáveis, especialmente para o consumidor”, disse José Alcorta, o contacto da ISO para a equipa de especialistas que desenvolvem as especificações técnicas.
“As medições de emissões de carbono são uma maneira cada vez mais popular para as empresas diferenciarem os seus produtos no mercado e torna-se muito importante a comunicação destes valores para os consumidores”, acrescentou.
“É por isso que especialistas de todo o mundo decidiram desenvolver princípios, requisitos e orientações para quantificar e comunicar a pegada de carbono de um produto. A ISO / TS 14067 irá ajudar as empresas a calcular a pegada de carbono dos seus produtos e comunicar aos consumidores, os valores de uma forma aberta e honesta”, disse.
A norma ISO / TS 14607 está disponível no site da ISO.
Se entretanto quiser conhecer quanto é que as suas atividades produzem de emissões de dióxido de carbono, faça as contas aqui.
Fonte: ISO.org