Monitorização de vibrações em trabalhos explosivos

  • 0
explosivosconstrução

Monitorização de vibrações em trabalhos explosivos

Tags : 

A Norma Portuguesa NP 2074:2015 – “Avaliação da influência de vibrações impulsivas em estruturas”, fixa valores limite para a velocidade de vibrações (Vmax) em função da frequência dominante e do tipo de estrutura a proteger.

Como os trabalhos com explosivos na proximidade de habitações ou qualquer outro tipo de estruturas, envolve riscos e pode causar danos é fundamental tomar medidas preventivas.

São frequentes as reclamações por supostos danos causados pelo emprego de explosivos em habitações ou estruturas próximas do local de emprego.

Nos casos em que não haja registos das vibrações, torna-se difícil apurar se esses danos são resultantes ou não do uso de explosivos.

O Despacho 19/GDN/2017, de 14 de julho de 2017, vem estabelecer a obrigatoriedade de monitorização das vibrações no emprego de explosivos, de acordo com a norma NP 2074:2015, em todas as situações em que do emprego de explosivos possam resultar riscos em habitações ou estruturas na proximidade. Nesses casos, os registos da monitorização das vibrações, sob a forma de relatório conforme, estipula a norma NP 2074:2015, devem ser apresentados pela entidade à qual foi concedida a autorização de aquisição e emprego de explosivos, sempre que solicitados pelas autoridades de fiscalização competentes.

O não registo das vibrações nestes casos, pode levar à suspensão da autorização para emprego de explosivos.

A NP 2074 foi elaborada pela Sociedade Portuguesa de Acústica (SPA) que é o Organismo de Normalização Setorial, qualificado pelo Instituto Português da Qualidade para a área da Acústica e Vibrações.

 

11.01.2018
Fonte: Espaço Q 138, dezembro 2017


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?