Foi publicada uma nova Norma Internacional para medicina tradicional chinesa

  • 0
normamedicinachinesa

Foi publicada uma nova Norma Internacional para medicina tradicional chinesa

Tags : 

A moxabustão é uma forma de acupuntura que tem sido usada na medicina tradicional chinesa por médicos e terapeutas desde há milhares de anos e a sua aplicação está a crescer a nível mundial. De forma a garantir a qualidade e a segurança dos instrumentos utilizados, acaba de ser publicada uma nova norma internacional.

Osteoartrite, queixas digestivas, asma e lesões dos tecidos moles são apenas algumas das muitas condições médicas em que a moxabustão pode ajudar, sendo uma forma de terapia de calor que visa os pontos de acupuntura no corpo.

Tradicionalmente usando a planta ‘moxa’, a moxabustão moderna pode envolver o uso de um instrumento de infravermelhos que simula o efeito de aquecimento e o espectro infravermelho da queima da planta para irradiar o corpo nesses pontos.

Com o crescente número de diferentes dispositivos de radiação infravermelha disponíveis no mercado, é cada vez mais importante distingui-los de forma a garantir a sua segurança e eficácia.

A ISO 20493, Traditional Chinese medicine – Infrared moxibustion-like instrument, visa estabelecer os requisitos mínimos de segurança e qualidade para fabricantes e reguladores.

Dr. David Graham, presidente do comité técnico que desenvolveu a norma, disse: “O instrumento de moxabustão por infravermelhos usado na medicina tradicional chinesa utiliza comprimentos de onda específicos para tratar várias doenças e, para que sejam eficazes e para regular o mercado, decidiu-se desenvolver uma Norma Internacional.

“A ISO 20493 define o âmbito e os requisitos técnicos necessários para garantir a segurança e a qualidade, fornecendo uma base sobre a qual os regulamentos podem ser feitos e, em última análise, facilitando também o comércio internacional”.

A ISO 20493: 2018 foi desenvolvida pelo comité técnico ISO/TC 249, Traditional Chinese medicine, cuja secretaria é mantida pela SAC, membro da ISO na China. Está disponível a partir do seu membro nacional ISO ou através da ISO Store.

 

25.09.2018
Fonte: iso.org


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?