Normalização de Produtos Apícolas

  • 0
produtosapicolas

Normalização de Produtos Apícolas

Tags : 

No contexto de uma resolução não legislativa aprovada recentemente em sessão plenária em Estrasburgo, o Parlamento Europeu chamou a atenção para a necessidade da “União Europeia e seus Estados-Membro investirem mais na proteção da saúde das abelhas e na luta contra o mel falsificado”.

Por iniciativa da Federação Nacional dos Apicultores de Portugal e do Instituto Politécnico de Bragança o IPQ acabou de criar a Comissão Técnica – CT 210.

Com o título – Produtos Apícolas a CT 210 tem por âmbito a normalização de todo o processo e circulação de produtos apícolas, incluindo, entre outras as seguintes normas: de produto e normas básicas, de práticas apícolas, de qualidade, de métodos de ensaio, de armazenamento e transporte, para além do acompanhamento do Comité Técnico ISO/TC 34 – SC 19 – Bee products.

A Presidência da CT 210 foi assumida pelo Politécnico de Bragança, ficando o Secretariado a ser coordenado pela Federação Nacional dos Apicultores de Portugal.

Fazem parte desta CT várias Associações, Universidades e entidades públicas com responsabilidade em matéria de fiscalização, inspeção e regulação.

 

11.10.2018
Fonte: espaçoQ – edição 146 | setembro 2018 – newsletter do IPQ


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?