Normas têm um papel central no desenvolvimento nacional da Indonésia

  • 0
Indonesia

Normas têm um papel central no desenvolvimento nacional da Indonésia

As normas irão ter um papel central no desenvolvimento da nação, dizem os ministros da Indonésia, que abriram recentemente o evento ISO Days, em Jacarta, de 3 a 5 de Junho de 2015.
O evento foi organizado em parceria com o Organismo Nacional de Normalização da Indonésia, Badan Standardisasi Nasional (BSN), o membro ISO do país, atraiu quase uma centena de participantes da indústria, académicos, certificadores, organismos de conformidade e outras organizações.

O Ministro da investigação, Tecnologia e Educação Superior da Indonésia, Prof. Dr. Muhammad Nasir, que supervisiona o BSN, sublinhou na abertura que a normalização não é novidade para o país.
A Indonésia tornou-se um membro ISO em 1955, exatamente 10 anos depois da proclamação de independência do país. “É importante pois relembrar-nos que os nossos fundadores perceberam há bastante tempo que a normalização é um mecanismo importante para o desenvolvimento nacional.”

A paisagem da competição está a mudar
O ministro do Planeamento do Desenvolvimento Nacional da Indonésia, Dr. Andrinof A. Chaniago, também teve a palavra no evento, sublinhando o plano de desenvolvimento a cinco anos e o papel das normas no mesmo.
“Em termos económicos, o plano de desenvolvimento a cinco anos planeia posicionar a Indonésia no nível superior dos países com rendimento médio”, disse, mas explicou que, na era de globalização, os desafios do desenvolvimento são complexos.
“O comércio mundial, quer multilateral quer bilateral, alterou a paisagem da competição,” afirmou. “As empresas da Indonésia devem ser capazes de competir com as empresas de outros países na venda dos nossos produtos no mercado internacional.” Além disso, referiu que, com o crescimento da classe média da Indonésia e os acordos regionais de comércio livre, as empresas locais irão certamente experienciar competição mais intensa. “É aqui que as normas podem ajudar as empresas a competir de forma justa com os seus adversários de outros países,” explicou.

Participação ativa leva a benefícios
O ISO Days teve como objetivo promover o envolvimento das partes interessadas da Indonésia na normalização. Como o Dr. Bambang Prasetya, Diretor Geral da BSN, explicou, os benefícios da normalização advêm não só da implementação mas também da participação ativa no processo de desenvolvimento.
“Estes (os benefícios) podem ser obtidos através da participação ativa e efetiva no processo imperativo a todas as partes interessadas, incluindo indústrias, governos, públicos geral e académicos,” disse.
O evento de um dia foi seguido por uma visita à indústria, onde participantes tiveram a oportunidade de ver em primeira mão os benefícios que as normas podem trazer a uma organização. O Sr. Fery Hendriayanto, Diretor da Pt Wika Beton, líder em estruturas de cimento preformado acolheu os visitantes à planta industrial nos arredores de Jacarta, e explicou como as organizações têm beneficiado de quase 90 normas – empresariais, bem como nacionais e internacionais – que cobrem produção, excelência operacional e serviço de apoio ao cliente.

Esta ligação à indústria é importante, explicou o secretário-geral da ISO, Rob Steele, adicionando que “normalizadores têm de falar a linguagem do negócio, usando mensagens simples sobre como as normas podem ajudar a aumentar vendas, baixar custos e aumentar a rentabilidade”.

19.06.2015
Fonte: iso.org


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?