Nova especificação técnica para auditores da ISO 45001

  • 0
AuditoriasISO45001novaespecificacao

Nova especificação técnica para auditores da ISO 45001

Tags : 

Na sequência da primeira Norma Internacional para a Saúde e Segurança Ocupacional do mundo, vem uma especificação técnica para garantir que as auditorias sejam realizadas da forma mais adequada.

A norma ISO 45001, Occupational health and safety management systems – Requirements with guidance for use, fez história no ramo da normalização quando foi publicada em março deste ano. Agora, uma nova especificação técnica complementar – ISO/IEC TS 17021-10 – acaba de ser publicada, definindo as capacidades e os conhecimentos necessários dos órgãos de auditoria que implementaram a norma de saúde e segurança.

A ISO/IEC TS 17021-10, Conformity assessment – Requirements for bodies providing audit and certification of management systems – Part 10: Competence requirements for auditing and certification of occupational health and safety management systems, visa garantir uma abordagem harmonizada para a acreditação da certificação ISO 45001.

A nova especificação técnica destina-se a auditores ou a qualquer pessoa que tome decisões de certificação relacionadas com a ISO 45001 e, em última análise, a organismos de certificação, acreditação e regulamentação, confirmando que as decisões de auditoria e certificação relacionadas a ISO 45001 são executadas por pessoas com competência para o fazerem.

Catherine Montagnon, cocoordenadora do grupo de trabalho responsável pela ISO/IEC TS 17021-10 e chefe da delegação francesa envolvida no desenvolvimento da ISO 45001, explicou que muitos dos responsáveis pelo desenvolvimento da especificação técnica também contribuíram para a elaboração da ISO 45001, trazendo consigo os benefícios do seu amplo conhecimento e experiência.

“A ISO 45001 contém uma série de requisitos para os quais algumas competências específicas relacionadas com a saúde e segurança ocupacional são necessárias de forma a auditá-las eficazmente, tais como as relacionadas com a terminologia, princípios, conceitos, ferramentas e técnicas”, disse ela.

“Portanto, é necessário ter um documento de avaliação de conformidade dedicado, para garantir que os auditores tenham as competências certas para realizarem bem o seu trabalho.”

A ISO/IEC TS 17021-10 está disponível no seu membro nacional ISO ou através da ISO Store.

 

12.06.2018
Fonte: iso.org


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?