Nova Norma Internacional para reduzir acidentes no setor mineiro

  • 0
setormineiro

Nova Norma Internacional para reduzir acidentes no setor mineiro

Tags : 

Não há dúvida que, ao longo dos anos, a atividade de mineração se foi tornando mais segura, mas as minas ainda são um dos locais mais perigosos para se trabalhar. As causas podem ser numerosas, desde pó explosivo e gases tóxicos, ao colapso de túneis, e as consequências são graves, com milhares de mortes todos os anos.

Quando ocorre um incidente numa mina, pode ser difícil entender exatamente o que aconteceu. Existem muitos fatores em jogo, pelo pode ocorrer uma grande variedade de acidentes. Um passo importante na prevenção desses acidentes é classificá-los por tipo e por causa, e é aí que entra a ISO 19434.

Desenvolvida pelo comité técnico da ISO sobre a mineração (ISO/TC 82), Seyed Reza Hosseini, Coordenador do grupo de trabalho sobre classificação de acidentes com minas (WG 6), explica que a norma representa uma nova direção para o seu trabalho: “Até agora, as normas ISO sobre mineração analisavam essencialmente as características de segurança das máquinas. A ISO 19434 analisa os próprios acidentes, atribuindo um código a cada acidente que indica as suas causas e consequências “.

Com toda a indústria a trabalhar para melhorar ainda mais a segurança das suas operações, existem vantagens claras na existência um sistema unificado para entender os principais tipos de acidentes. Usando a classificação da ISO 19434, é possível identificar se ocorreram acidentes por erro humano ou por outras causas. Oferece um entendimento compartilhado sobre questões-chave, tal como Reza ressalta: “Esta Norma Internacional define não só os principais tipos de acidentes mas, mais importante ainda, fornece informações sobre a natureza de quaisquer lesões que tenham ocorrido, identificando a sua localização e o grau dos afetados”.

Com a publicação da ISO 19434, uma necessidade de longa data foi abordada para criar um sistema de classificação de acidentes em minas que possa apresentar um esquema padrão para todos os fatores associados aos acidentes. Isso irá permitir uma análise completa baseada em sistemas de software ou avaliação manual. Ao apresentar uma linguagem comum compreensível para a comunicação entre todas as partes envolvidas nas questões de segurança, saúde e ambiente nas minas, a esperança é que as condições de trabalho possam continuar a melhorar em todas as operações no setor da mineração.

 

07.12.2017
Fonte: iso.org


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?