Nova Norma Portuguesa para gestão de cuidados continuados integrados

  • 0
normacuidadoscontinuados

Nova Norma Portuguesa para gestão de cuidados continuados integrados

Tags : 

O IPQ acabou de editar a Norma Portuguesa NP 4547:2018 Sistemas de gestão de cuidados continuados integrados – Requisitos.

Entende-se por cuidados continuados integrados o conjunto de intervenções sequenciais de saúde e/ou de apoio social, decorrente de avaliação conjunta, centrado na recuperação global entendida como o processo terapêutico e de apoio social, ativo e contínuo, que visa promover a autonomia melhorando a funcionalidade da pessoa em situação de dependência e/ou doença crónica, através da sua reabilitação, readaptação e reinserção familiar e social.

Um sistema de gestão de cuidados continuados integrados comporta um conjunto de atividades de âmbito de saúde e apoio social concretizadas por uma organização de cuidados continuados integrados a partir de um serviço ou equipamento e que, autonomamente ou em articulação com outras áreas de intervenção, se estrutura de forma a atingir objetivos previamente definidos.

A NP 4547:2018 especifica os requisitos para estabelecer, implementar, manter e melhorar de forma contínua um sistema de gestão para cuidados continuados integrados dentro do contexto da organização. Os requisitos definidos na presente Norma são genéricos e podem ser aplicáveis a todas as organizações, independentemente do seu tipo, dimensão ou natureza e está alinhada com os requisitos da NP 9001:2015 – “Sistemas de gestão da Qualidade. Requisitos” e com a NP 4547:2018 – “Sistemas de gestão de cuidados continuados integrados. Requisitos.”

 

31.05.2018
Fonte: newsletter espaçoQ – edição 143 | maio 2018


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?