Novas diretrizes para testar passaportes legíveis por máquinas foram agora lançadas

  • 0
ISOpassaportes

Novas diretrizes para testar passaportes legíveis por máquinas foram agora lançadas

Tags : 

Antigamente, os passaportes eram livros escritos à mão e era necessário estar em longas filas de espera. Atualmente, a tecnologia é tão sofisticada quanto a segurança é rigorosa. Garantir que os passaportes legíveis por máquina funcionem de forma eficaz e durem a totalidade da sua vida útil é, portanto, um procedimento rigoroso. As diretrizes de métodos de teste reconhecidas internacionalmente pela ISO e pela IEC acabam de ser atualizadas para fazer exatamente isso.

Passaportes legíveis por máquina (MRPs) são sinónimo de processamento mais rápido e de correspondência mais precisa com as bases de dados de imigração e listas de observação, razão pela qual a maioria dos passaportes atuais se enquadram nesta categoria. Para garantir que estão de acordo com os requisitos regulamentares internacionais, estes são estandardizados de acordo com o Document 9303 da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI). A norma ISO e IEC para testar a durabilidade desses MRPs é um complemento oficial do documento da ICAO, definindo o que é necessário para que os passaportes sejam compatíveis. Acaba agora de ser atualizada para torná-la ainda mais robusta e adequada para o mundo globalizado de hoje.

A ISO/IEC 18745-1: 2018, Test methods for machine readable travel documents (MRTD) and associated devices – Part 1: Physical test methods for passport books (durability) substitui o relatório técnico da ICAO sobre durabilidade, especificando os critérios mínimos a fim de satisfazer as expectativas da ICAO.

Tom Kinneging, convocador do grupo de trabalho que desenvolveu a norma, disse que é essencial não apenas atender aos requisitos legais, mas garantir que os MRPs suportem o desgaste causado pelo uso.

“Ter um MRP só é útil se não desmoronar ou perder a sua legibilidade ao longo do tempo”, disse ele.

“Esta norma dá detalhes para testes efetivos para que a sua vida útil viável possa ser avaliada e assim podem ser construídos para durar.”

A ISO/IEC 18745-1 foi desenvolvida e atualizada pelo grupo de trabalho 3 Machine readable travel documents, e faz parte do comité técnico ISO/IEC ISO/IEC JTC 1/SC 17, Cards and security devices for personal identification, cuja secretaria é realizada pela BSI, membro da ISO no Reino Unido.

Pode ser adquirida junto do seu membro nacional ISO ou da loja ISO.

 

18.09.2018
Fonte: iso.org


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?