Orientação sobre normas de sistema de gestão integrados foi atualizada

  • 0
orientaçãoSGI

Orientação sobre normas de sistema de gestão integrados foi atualizada

Tags : 

O número de sistemas de gestão aumentou dramaticamente nos últimos anos, refletindo as necessidades e requisitos de mais e mais organizações que procuram melhorar o seu desempenho numa ampla gama de áreas e setores. E a maioria das empresas tem mais de um. O guia útil da ISO para integrar as normas do sistema de gestão – sejam da ISO ou não – acaba de ser atualizado.

Da melhoria da qualidade à eficiência energética, desempenho ambiental ou mesmo ao tráfego rodoviário, o uso de sistemas de gestão aumentou rapidamente nos últimos anos, refletindo ambientes e contextos operacionais cada vez mais complexos. A busca pela melhoria contínua e pelo desempenho sustentado levou à necessidade de um manual para ajudar a orientar as organizações através de um design de sistema de gestão eficaz, ágil e integrado.

ISO 9001 (qualidade), ISO 50001 (energia) e ISO 14001 (ambiente) são algumas das mais conhecidas e utilizadas normas de sistema de gestão (MSS) da ISO, entre mais de 60 que compõem o portfólio ISO, que também abrange áreas como: saúde e segurança organizacional (ISO 45001), segurança alimentar (ISO 22000), educação (ISO 21001) e tecnologia da informação (ISO 27001). Ao contrário de outros tipos de normas, as MSS têm impacto em muitos aspetos e funções diferentes de uma organização e, cada vez mais, as empresas têm mais de uma.

Publicado pela primeira vez em 2008, o uso integrado de normas de sistemas de gestão reúne experiência internacional, extratos e implementações de diversos setores da indústria e orientação sobre práticas recomendadas na integração de normas de sistemas de gestão, tendo agora sido atualizado para refletir o grande número de mudanças nas normas ISO e não-ISO.

Michael McLean, coordenador do grupo de trabalho da ISO que desenvolveu o manual, disse que ter sistemas de gestão efetivamente integrados pode ajudar uma organização de diversas maneiras.

“Muitas organizações beneficiam de vários sistemas de gestão para ajudá-las a garantir que os seus sistemas e processos estejam alinhados com os seus objetivos e ajudá-las a manter o seu modelo de negócios em ambientes que estão em constante mudança”.

“Este manual fornece um guia prático para as organizações alinharem efetivamente os seus sistemas de gestão com suas estratégias, planos e operações. Apresenta ilustrações de contextos organizacionais do mundo real e estudos de caso relevantes, os quais podem ser aplicados a todos os tipos de setores e indústrias. É aplicável a qualquer tipo de MSS, não apenas às publicadas pela ISO.”

 

18.12.2018
Fonte: iso.org


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?