Orientação sobre planos de qualidade foi agora atualizada

  • 0
ISO10005

Orientação sobre planos de qualidade foi agora atualizada

Tags : 

Para transformar efetivamente ideias de negócio em ações, é necessário um plano. Um plano de qualidade. As orientações sobre como criar estes planos acabam de ser atualizadas, fornecendo uma poderosa ferramenta para complementar qualquer sistema de gestão da qualidade, incluindo a ISO 9001.

Produzir algo – seja um produto, serviço, processo ou projeto – sempre envolve uma série de processos e tarefas interligadas ou complementares que necessitam de ser executadas, e planeá-las com bastante antecedência, leva a melhores resultados. Um plano de qualidade ajuda as organizações a fazer exatamente isso, pois inclui uma especificação das ações, responsabilidades e recursos associados que são necessários para alcançar os resultados desejados. É útil, pois descreve como uma organização realmente produzirá o produto ou serviço e como essas ações podem ter impacto em outros processos ou partes do negócio. É uma ferramenta particularmente útil para validar novos produtos, serviços ou processos antes do início do trabalho e para demonstrar às partes interessadas como suas exigências serão cumpridas.

A ISO 10005: 2018, Quality management – Guidelines for quality plans, fornece diretrizes para estabelecer e aplicar planos de qualidade, e acaba de ser atualizada para fornecer mais orientações e mais exemplos para ser relevante para as organizações de todos os tipos e tamanhos.

Roy Ackema, organizador do grupo de trabalho que atualizou a norma, disse que, embora não seja essencial ter implementado a norma ISO 9001, a norma de charneira da ISO para o sistema de gestão da qualidade, para beneficiar a orientação da ISO 10005, as duas normas são baseadas em muitos dos mesmos conceitos e princípios, tornando-os altamente complementares entre si.

“A ISO 10005 foi atualizada para refletir as práticas modernas de negócios”, disse ele.

“Isto inclui melhorias na terminologia e nos conceitos descritos na versão 2015 da ISO 9001, tais como os relacionados com as necessidades e expectativas de partes relevantes, e a gestão do conhecimento organizacional.”

“Também oferece mais orientações sobre como aplicar o pensamento baseado em risco para decidir os processos, recursos e métodos a serem usados.”

A ISO 10005 foi desenvolvida pelo grupo de trabalho 26 do comité técnico ISO/TC 176/SC 2, Quality systems, cuja secretaria é realizada em conjunto pela BSI, membro da ISO para o Reino Unido e SAC, membro da ISO para a China.

Pode ser adquirida junto do seu membro nacional ISO ou na loja ISO.

 

04.09.2018
Fonte: iso.org


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?