Publicação da ISO 14001:2015 FDIS

  • 0
ISO 14001:2015

Publicação da ISO 14001:2015 FDIS

Tags : 

No passado dia 2 de Julho foi publicada a versão FDIS da ISO 14001:2005.
A FDIS adotou a estrutura de alto nível do Anexo SL da ISO

O  conteúdo da FDIS confirma a abordagem estratégica para a gestão ambiental:

  • Gestão Ambiental Estratégica – Este novo requisito pretende compreender o contexto da organização em determinar os problemas externos e internos pertinentes para a organização e para o ambiente, com a determinação das ações a desencadear, englobadas no Sistema de Gestão Ambiental.
  •  Liderança – Foi adicionada uma nova cláusula com responsabilidades específicas para a gestão de topo expressar a sua liderança e compromisso com a gestão ambiental. A gestão de topo pode delegar estas responsabilidades aos outros, mas deverá manter o seu comprometimento.
  • Proteção Ambiental – A política ambiental deve incluir um compromisso com a «proteção do ambiente». Não existe uma definição sobre “proteção” que inclua “prevenção da poluição ” e ” outros ” compromissos , como o uso de recursos sustentáveis, a mitigação das alterações climáticas e adaptação, a proteção da biodiversidade e dos ecossistemas , etc.
  • Desempenho Ambiental – O foco principal é melhorar o desempenho relacionado com a gestão dos aspetos ambientais. A organização deve decidir sobre os critérios para avaliar o seu desempenho ambiental, através de indicadores adequados.
  • Ciclo de vida – As organizações necessitam de compreender qual o seu controlo e influência nos impactes ambientais, desde a aquisição de matéria-prima até ao fim de vida dos produtos. Isto não implica a obrigação de fazer uma avaliação do ciclo de vida mas sim, refletir sobre todas as etapas do produto / serviço que pode ser controlado ou influenciado.
  • Comunicação – Foi adicionado ênfase na comunicação interna e externa e igualdade de tratamento entre ambas. A decisão de comunicar externamente é definida pela organização e deverá ter em consideração as suas obrigações legais.
  • Documentação – O termo ” informação documentada ” é usado em substituição de “documentos” e “registos”. A organização tem a flexibilidade necessária para concluir quando são necessários “procedimentos”. Qualquer formato (papel, nuvem, etc.) será válido.

Está prevista a publicação da ISSO 14001:2015 para Setembro de 2015.

06.07.2015


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?