No nosso dia a dia lidamos com conceitos como Normalização, Qualidade e Sistemas de Gestão. A menção frequente dos mesmos quase que os banaliza, mas fica a pergunta: o que seria de nós se as normas de qualidade não existissem?

 

Este vídeo mostra-nos que a ausência de normas teria um impacto imediato. Muitos esquecem o quanto elas contribuem para a maioria dos aspetos das nossas vidas. Só quando há uma ausência das mesmas é que a sua importância é sentida.

Quando as normas estão implementadas, as coisas funcionam. Sem elas, atividades de rotina que tomamos como garantidas, como fazer uma chamada, aceder à Internet ou usar os cartões de crédito quando viajamos, seriam muito complicadas ou impossíveis.

Se assim é, porque é que alguns são descrentes relativamente às normas e à implementação de sistemas de gestão?

Por exemplo, ocasionalmente ouvimos falar sobre uma má experiência que alguém teve ou tem com uma empresa certificada ISO 9001 e este “alguém” considera logo que uma empresa certificada tem que fazer tudo bem.

Ora isto não é verdade. A ISO 9001 serve para certificar o Sistema de Gestão da Qualidade de uma empresa. Ela não certifica o produto, o serviço ou as práticas da empresa. Tal como nós também não fazemos tudo bem, as empresas, mesmo as certificadas, também erram.

Contudo, as empresas certificadas têm, com toda a certeza, mecanismos para gerir a qualidade, gerir as reclamações de um cliente e vivem uma cultura de qualidade, procurando a melhoria continua do seu serviço, produto e/ou práticas.

Mesmo assim, a qualidade continua a ser um “não assunto” que muitos evitam, descredibilizam e minam com má reputação, o que frustra os que trabalham na área e as empresas certificadas que se esforçam para mostrar que vale a pena investir numa certificação.

Vale certamente a pena terminarmos este artigo com o n.º de certificações em Portugal (fonte: ISO Survey).

 

Iso9001emPortugal