A revisão da ISO 9001:2015 já se encontra em fase final

  • 0
ISO 9001:2015 - Sistema de Gestão da Qualidade

A revisão da ISO 9001:2015 já se encontra em fase final

Tags : 

Uma recente votação aprovou a última versão da ISO 9001 relativa aos sistemas de gestão da qualidade. O documento pode agora avançar para a próxima fase do processo de desenvolvimento padrão ISO.

A ISO 9001 encontra-se neste momento a passar por um processo de revisão periódica, algo que geralmente acontece a cada 3 a 5 anos a todas as normas de modo a garantir que estas se mantêm atualizadas. A nova edição, prevista para 2015, contará com algumas mudanças importantes.
O Dr. Nigel Croft, Presidente da Subcomissão ISO que tem a cargo a revisão da ISO 9001, explica quais são as principais mudanças e os próximos passos na revisão.

O mais recente projeto (Draft International Standard – DIS) foi disponibilizado para votação de acordo com os procedimentos da ISO e obteve cerca de 90% de aprovação, o que é suficiente para que seja possível avançar para a próxima fase: Final Draft International Standard (FDIS).

Especialistas na subcomissão ISO da revisão da norma irão agora analisar todos os comentários registados durante a votação DIS, a fim de produzir uma versão final que será apresentada para votação final. Uma vez aprovada, a norma pode ser publicada.

“Estamos no caminho certo, e estamos dentro do cronograma para a publicação”, diz Nigel Croft, presidente da subcomissão de revisão da norma ISO. Este acrescenta ainda que: “A nova versão é fortemente baseada em três conceitos básicos fundamentais: a abordagem por processos, que foi muito bem sucedido na versão 2008 da norma, sobreposta pela metodologia PDCA; e um terceiro conceito central que é novo na versão 2015, que é o pensamento baseada no risco, visando prevenir resultados indesejados.”

A ISO 9001 é um dos padrões mais conhecidos da ISO, com mais de 1,1 milhões de certificados em todo o mundo. Esta fornece requisitos para auxiliar as empresas a demonstrar que podem oferecer aos seus clientes, de forma consistente, produtos e serviços de boa qualidade. A ISO também fornece uma estrutura para ajudá-los a otimizar os seus processos e a tornarem-se mais eficientes no que fazem. A ISO 9001 pode ser utilizada por organizações de todos os tipos e tamanhos. A norma tem inspirado uma série de documentos para aplicações específicas de diversos setores, inclusive para o setor automóvel, o setor médico, os governos locais e muito mais.

Fonte: iso.org

Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?