Simplificar o setor financeiro com a norma ISO 20022

  • 0
ISO 20022

Simplificar o setor financeiro com a norma ISO 20022

A norma ISO para a troca de mensagens no mundo financeiro está a diminuir cada vez mais o risco de erros, com a Bolsa de Singapura (SGX) uma das últimas instituições financeiras a ordenar a sua utilização pelos corretores, bancos depositários e outras partes interessadas.

À medida que o setor financeiro em todo o mundo se torna cada vez mais automatizado e complexo, normalizar as mensagens entre as instituições e as empresas nunca foi tão importante. A norma ISO 20022, série de serviços financeiros, proporciona clareza e consistência para uma indústria altamente complexa, reduzindo assim o risco de erros e agilizando processos.

Lai Kok Leong, vice-presidente de Pós Transação de Serviços em SGX referiu que a utilização da norma para o estabelecimento de segurança fará com que o processamento se torne mais padronizado e consistente em torno dos diferentes segmentos de clientes e, assim, reduzir o risco de erros.

“Os nossos serviços chegam a diferentes segmentos da indústria financeira, interagimos diretamente com os corretores, bancos de custódia que são membros da SGX, que por sua vez chegam aos seus clientes. Por isso torna-se importante proporcionarmos serviços de mensagens claras e normalizadas, que se refletem, direta ou indiretamente, para diferentes clientes que utilizam os nossos serviços e através de diferentes sistemas de TI “, diz.

“A obrigatoriedade da utilização da norma ISO 20022 vai permitir uma maior automatização e processamento automático (STP), e uma norma consistente de mensagens irá ajudar a reduzir os riscos de dados de processamento. Para transações de alto valor, os erros podem resultar em perdas financeiras significativas.”
A norma ISO 20022 é ainda utilizada em outros setores financeiros a nível mundial, incluindo a zona euro, que a está a utilizar para a migração para a Área Única de Pagamentos em Euros (SEPA), o Japão, os EUA Depository Trust e Clearing Corporation (DTCC) para ações corporativas, G3 de Singapura – um novo serviço de pagamento eletrónico para bancos e clientes – e muitos mais. Além disso, a rede SWIFT, que é um fornecedor global de serviços de mensagens financeiras seguras, usa a norma ISO 20022 em fundos de investimento e operações de mensagens de pagamento e ainda tem uma aplicação de relatórios gratuita.

Lai Kok Leong afirmou que o próximo passo para a SGX seria implementar a norma em outras áreas de negócio, tais como ações corporativas, dados de referência, pagamentos e gestão de garantias.

“A norma ISO 20022 alinha-se com os nossos futuros desenvolvimentos e é uma ferramenta para nos ajudar no futuro como prova das nossas mensagens, fornecendo uma estrutura de dados consistente em todos os nossos serviços e para todos os nossos diferentes segmentos de clientes”.

Fonte (texto e imagem): iso.org


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?