Sistema de gestão das respostas sociais – Normas em inquérito público

  • 0
ID-10033331

Sistema de gestão das respostas sociais – Normas em inquérito público

Encontra-se disponível para inquérito público os projetos de normas para a implementação de Sistemas de Gestão das Respostas Sociais para pessoas idosas e para atendimento e acompanhamento social.

Ouvimos e lemos com frequência, notícias acerca de lares de idosos sem as mínimas condições de higiene ou segurança, creches ilegais, abusos e mais tratos a idoso, crianças, pessoas com deficiência, pessoas em situação de exclusão social, pessoas com estado de saúde debilitado. Se se tratasse de um familiar seu, não gostaria de ter a certeza que a resposta social em que se encontra inserido é de confiança e presta serviços de qualidade?

Com estas preocupações em mente, a Comissão Técnica (CT) 186 desenvolveu os projetos de normas:

  • prNP 4530:2014 – Sistemas de gestão das respostas sociais para pessoas idosas – Requisitos
  • prNP 4530:2014 – Sistema de gestão da resposta social atendimento e acompanhamento social – Requisitos

Estes projetos de normas pretendem garantir aos cidadãos serviços sociais com qualidade e cada vez mais adaptados às necessidades da sociedade atual, não só para os que se encontram em situação de fragilidade mas também para os que destes cuidam. Pretendem contribuir para a sociedade com referenciais que são ferramentas de gestão que viabilizam a melhoria da eficiência e sustentabilidade das instituições sociais.

O inquérito público tem por objetivo permitir às partes interessadas a manifestação de eventuais pontos de vista distintos dos que foram tidos em conta na elaboração do projeto de norma. Por isso, a sua participação e ajuda na divulgação por todas as partes interessadas é fundamental.

Participe no site do IPQ.

ID-10033331


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?